fbpx

A importância da pesquisa de mercado

A importância da pesquisa de mercado

Atualmente, o mercado consumidor é atraído por marcas que oferecem produtos muito parecidos, são bombardeados por propagandas e slogans atrativos à todo momento, dificultando a escolha na hora da compra. Então o que os consumidores mais levam em conta?

As marcas precisam se preocupar com o comportamento e o cotidiano de seu target oferecendo emoções e criando “vontade” através de suas mídias, para tocar e saciar o desejo do consumidor. Para isso utilizam da pesquisa mercadológica, que é uma ferramenta fundamental para entender o consumidor e superar suas expectativas quanto aos produtos.

É preciso que as empresas/instituições saibam como a marca é reconhecida, como devem abordar o target (público alvo), por que as vendas subiram ou desceram, ou por que a concorrência está vendendo mais.

E como organizar uma pesquisa mercadológica? Elaborando levantamento por etapas:

– Levantamento de fontes/campos

– Levantamento de experiências

– Estudos de casos

– Observações informais

Os levantamentos podem ser coletados através de entrevistas (pessoais ou por telefone), ou questionários (on-line ou mala-direta). Mais necessário que levantar dados é analisá-los após coleta e apresentar resultados. E para isso existem instituições não governamentais e órgãos governamentais (Nielsen, IBGE por exemplo), além das empresas especializadas em informações de marketing (algumas agências de publicidade oferecem serviços de pesquisa), que realizam pesquisas direcionadas para cada campo de atuação.

No mercado competitivo é preciso mirar o topo e chegar na frente para alcançar os objetivos (que já devem estar traçados). A cada instante é necessário saber mais e se antenar sobre as mudanças do mercado, pois há necessidade de criar vínculo “além do lucro”.

Entender por que compram, como o fazem e o que os move é mais que necessário: agrega valor, forma elos e dá visão para cumprir a missão.

Quem pesquisa se preocupa com o target e suas vontades, aprimora os objetivos da marca e os valores instituídos. Quem pesquisa sai na frente.

0

Hayane Souza

Os capítulos da minha vida mudam rápido, assim como as tendências de comunicação. Publicitária apaixonada pelo efeito positivo que o marketing causa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *