fbpx

Quando as luzes se encontrarem

Quando as luzes se encontrarem

Pense sobre a luz e a sombra. Quando tudo está claro, só há luz? Quando tudo está escuro, só há sombra? Pense bem. Pense literalmente. Não pense como uma ideia surreal, pense como se fosse de verdade. O exercício faz a gente enxergar do mesmo jeito que os olhos se acostumam com a falta de luz, a gente consegue pensar um pouco além do óbvio.

E é sobre o óbvio que quero escrever aqui hoje, sobre a luz que existe dentro da sombra, e sobre a sombra que ainda existe quando só aparece a luz. Mesmo que isso pareça uma pouco fora da casa, é disso mesmo que estou falando. Sobre a luz, sobre a sombra, e sobre o que acontece quando as luzes se encontrarem.

As empresas costumam mostrar somente a parte boa das suas marcas, somente o que o cliente “pode” ver. E deixam escondida a cozinha. Deixam pra trás, debaixo do tapete, a história mais feia, aquele rasgado da cortina, ou o ovo que ficou com a gema estourada na hora de preparar. É sobre isso mesmo, sobre o que fica na sombra que precisamos falar.

Trazer à tona a essência de uma marca é também mostrar a parte feia, o que levou àquela ascensão, o que trouxe todo aquele amadurecimento muitas vezes são as falhas e, geralmente, é ali que mora a verdade da marca. Mora ali o motivo pelo qual tudo acontece, e por isso é tão importante mostrar essa luz tão forte que parece sombra, essa magnífica verdade que está por trás do segredo do sucesso.

A originalidade é a única parte que ninguém pode copiar do seu modelo de negócio, é justamente o motivo pelo qual você faz o que faz. E, nesse momento, quando você mostra a verdade da marca, a essência do seu negócio se conecta com a necessidade de um tipo bem específico de cliente: o seu. O nicho que a sua marca atende muitas vezes só existe porque você o criou, e justamente por conectar essas luzes é que a mágica acontece.

Permita que a sua marca seja de verdade, permita que tudo o que você fala na sua comunicação seja relevante para a luz do seu cliente. Promova o encontro mais fabuloso que pode acontecer quando a solução se entrega à necessidade. Tenha certeza de que mais um sonho vai se realizar quando as luzes se encontrarem. E a sua marca que vai ser responsável por isso. Aproveite!

0

Jonatan Fortes

Consultor empresarial, Diretor de Marketing da Fonte de Talentos (RS). Mestrando em Desenvolvimento Regional, onde busca conhecimentos visando aplicar na geração de talentos. Acredita no poder da comunicação e atua na promoção e desenvolvimento de empresas e talentos para o crescimento coletivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *