Vamos falar sobre tendências criativas e o que fazemos com elas

Você tem o hábito de pesquisar a respeito das tendências para realizar seus trabalhos? Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e uma expressão que acredito ser muito válida para nossa geração é: “pense globalmente aja regionalmente”.
Mas o que isso significa na prática?
A Shutterstock, por exemplo, que é referência no mundo do design apresentou com infográficos seu costumeiro relatório de Tendências Criativas para 2017 com base em dados de download e pesquisa de clientes globais coletados no ano passado.
Aqui cabe a nossa reflexão: de posse dessas informações como é possível agir regionalmente? Transformar cada tendência global em ação que surta efeito real no seu target?
Alinhar o que todos buscam numa escala de demanda e entrega pessoal tem sido o grande desafio da nossa era.
O relatório lógico passa por uma análise minuciosa por uma equipe de cientistas de dados, profissionais de criação e revisores de conteúdo, e dessa forma eles conseguem determinar as tendências que irão influenciar a linha criativa e estética do design entre outras no ano de 2017 em diferentes formas.
Este trato nos dados ajuda, mas não respalda ações pontuais, e nessa hora cabe a cada profissional buscar na sua experiência e sensibilidade as melhores práticas para adequar o que está posto para o todo de maneira mais particular possível!
O relatório apontou tendências culturais como o forte contraste entre o mundo real e o digital, a natureza e a tecnologia, a relação entre o passado e o futuro. Trabalharemos, portanto, em torno do vintage e teremos como pano de fundo a nostalgia, mas com ferramentas tecnológicas de ponta.
Entramos na 4° revolução industrial e isso implica no modo como devemos pensar e criar nossa comunicação.
Vivemos esse eterno paradoxo, e acredite, é exatamente isso que nos inspira a ser cada vez mais criativos.
Já a Pantone responsável por ser referência para determinar as tendências de cor na indústria da moda e design, este ano já divulgou o verde Greenery como sendo a cor do ano, que é um verde musgo misturado com amarelo intenso.
A cor de acordo com a diretora da Pantone representa bem o momento que a humanidade passa, que é uma busca constante por dias melhores, conexão mais profunda com a natureza, baseada na esperança constante, assim a cor pretende comunicar regeneração, revitalização entre outras palavras que possam expressar sentimentos com o prefixo “re”.
Nesse ensejo é importante ter em mente que nosso trabalho precisa estar sempre alinhado com o mundo, focado nos anseios dos nossos clientes e nos clientes dos nossos clientes (quase uma frase cacofônica), mas que traduz bem uma postura que nos conduz ao sucesso!
Foco nas tendências, sensibilidade nas suas ações e criatividade sempre.