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Qual é o M do seu negócio?

Qual é o M do seu negócio?

Uma das principais perguntas que se faz a um gestor no momento de iniciar um projeto de branding ou gestão de marca é: qual é o propósito da empresa? Seguido de outras questões que envolvem o modelo de negócio; o tratamento diferencial ao cliente; o que tem de especial no produto. Muitas perguntas são feitas. E muitas delas, dependendo do porte da empresa, o gestor não sabe responder.

Quando as pessoas reconhecem as marcas, geralmente, nem sabem porque isso acontece. Apenas reconhecem, lembram, voltam lá por algum motivo. O atendimento, o preço, o ambiente. As empresas mais antenadas já tem o seu próprio cheiro. Quando o assunto é gestão de marcas, não tem limite para uma identidade bem desenhada.

Agora o foco deste artigo é o M do seu negócio. Qual é o M? Que M de algum negócio você lembra em primeiro lugar? Mas de que M eu estou falando!? Tem muitos “Ms” que posso citar aqui, mas este sete são os que eu julgo mais importantes: motivo, momento, mérito, mudança, marca, manutenção, melhoria.

São as grandes situações que tornam uma marca forte e que atribuem um real sentido ao negócio, que podem fazer com que os clientes simpatizem com a marca e por consequência se tornem seus leais defensores. O sonho de todas as marcas é justamente este, tornar-se referencia no segmento para um grupo de pessoas e satisfazer a suas necessidades sempre. Pelo menos esse é o ideal!

Vamos agora destrinchar um pouco de cada um desses “Ms”, para que você possa comparar com a sua empresa ou seu cliente, vamos lá!

Motivo: por qual motivo a sua empresa nasceu? Este é um elemento vital para o seu negócio e deve ser lembrado a cada colaborador, a cada momento que o cliente tem contato com a marca. Podemos chamar esse M de Propósito!

Momento: em que momento o cliente necessita da sua marca? Ele sabe identificar a hora de adquirir o seu produto, ou a hora que ele deve ser indicado para alguém? Esse é um dos elementos mais importantes da sua marca: a necessidade.

Mérito: depois da aquisição ou uso do seu produto ou marca, qual é valor que é percebido pelo cliente ou usuário? O cliente está valorizando o seu esforço para satisfazer as necessidades dele? Ele precisa entender o seu valor.

Mudança: o impacto que a sua marca realiza na vida das pessoas é algo de extrema importância na formação de uma identidade. Afinal, os responsáveis por grandes mudanças nunca serão esquecidos. Qual a mudança que a sua marca realiza?

Marca: como é o reconhecimento que a sua empresa tem após o relacionamento com o cliente? O que fica “marcado” na memória dele? Essa impressão é o que vai ser transmitido para os amigos, família, redes sociais e onde quer que a sua marca possa ser mencionada depois dos primeiro contato.

Manutenção: cada ponto de contato que a marca ou o produto têm com o consumidor demanda um reconhecimento de necessidades, para que haja um relacionamento duradouro com ele e com todos os possíveis reflexos da rede de relacionamento que ele traz.

Melhoria: o ponto final e mais necessário em qualquer empresa, negócio, produto e marca. Constante melhoria, a partir de feedback, pesquisa, inovação, atualização e busca pela completa satisfação das necessidades dos clientes. Sem nunca esquecer o MOTIVO e nenhum dos outros “Ms” mais importantes desse artigo.

Depois desses sete aspectos bem alinhados e profundamente estudados na sua empresa, dificilmente não vai ter um resultado muito acima da média. Não existe marca que esteja entre as mais lembradas, e por consequência com grandes resultados, que não apliquem todos esses elementos em cada ponto de contato com o cliente.

Se a sua empresa precisa de um empurrãozinho para cada uma dessas etapas, ou se é preciso iniciar um projeto para começar a alinhar os “Ms”, não hesite em deixar o seu comentário ou entrar em contato conosco! Será um prazer em descobrir qual é o M do seu negócio! Afinal, estamos aqui por um propósito, não é mesmo?

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Jonatan Fortes

Consultor empresarial, Diretor de Marketing da Fonte de Talentos (RS). Mestrando em Desenvolvimento Regional, onde busca conhecimentos visando aplicar na geração de talentos. Acredita no poder da comunicação e atua na promoção e desenvolvimento de empresas e talentos para o crescimento coletivo.

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