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Apresentação, pitch e linguagem corporal: fale a seu favor

Apresentação, pitch e linguagem corporal: fale a seu favor

Se você já teve uma boa ideia, mas não conseguiu apresentá-la a alguém da maneira correta e, por isso, não obteve o resultado desejado, esse texto é pra você (e pra mim).

Vivemos tendo insights e ideias loucas o suficiente, para vivarem campanhas publicitárias, pilares de grandes mudanças e qualquer coisa de diferente e muito criativa que ninguém nunca pensou. (Nem preciso te falar da importância de valorizar toda e qualquer ideia que temos, por mais estúpida que pareça, certo?!)

Mas aonde é que essas ideias se perdem? Ou por que nunca chegam a ser realizadas?

O primeiro ponto é entender como essa ideia tem sido transmitida aos potenciais realizadores dessa sua ideia e quem são esses realizadores.

Não adianta pensarmos em ideias a serem realizadas se elas não caírem em mãos certas. Pense em pessoas que podem ajudar financeiramente, que sejam investidores de risco – ou não, ou que tenham muita força de vontade e garra para batalharem pela ideia em conjunto.

O segundo ponto é a maneira como apresentar essa ideia. Quando falo em apresentação, não restrinjo apenas a grandes e loucas ideias, mas falo de tudo aquilo que precisa de persuasão para influenciar outras pessoas na tomada de decisões a respeito do que você está falando.

Em conferências e eventos você apresenta ideias, em trabalhos acadêmicos, no trabalho corporativo em uma pequena demanda ou em reuniões com clientes, também.

Não podemos esquecer que com a tal falada era digital borbulhando entre nós, você pode não ter a chance de apresentar tal ideia pessoalmente. Nesse exato momento, há dezenas de reuniões acontecendo pelo Skype e milhares de ideias e propostas sendo apresentadas por um anexo de e-mail.

A (brilhante) apresentação

Primeiro pense na ferramenta que você vai usar. Há sites, como o Prezi que oferecem possibilidades animadas, cheias de movimento, mas tudo em excesso cansa. Será que você necessita de tantas ferramentas e efeitos? Pense no objetivo da apresentação e na praticidade.

Outras opções para montagem da apresentação:

  • Acrobat Presentations (Baixe o Adobe Flash Player no seu computador. Só com ele o Adobe Presentations vai funcionar na sua máquina): Está disponível online, não precisa baixar nem instalar e é considerado um dos melhores para criação de apresentações;
  • Slide Rocket: Completamente online com versão gratuita e solicita um cadastro, podendo ser enviado para o Power Point mas não aceitando alterações caso necessário na versão free;

Também devo te lembrar do Keynote, nos sistemas MAC, mas no fim das contas, em 100% dos casos você usará o Power Point. ( Não adianta negar).

Comunicação é a transferência de emoções. Emoções essas, que transmitidas da maneira correta contam para o target o que você sente e tendem a fazer com que eles adotem seu argumento.

Então aí vão algumas dicas:

  • Seus slides precisam confirmar a sua fala, não apresentar mais do mesmo;
  • Abuse de imagens, mas use imagens de qualidade, bem escolhidas e relacionadas ao tema. ( Utilize fotos e bancos de imagem);
  • Não use muitas palavras em cada página do slide: Você não precisa colocar aquele texto inteiro e um listão, algumas palavras para contextualizar já bastam. Algumas pessoas indicam no máximo 10 palavras. Não acredito nesse limite máximo, mas no bom senso e no equilíbrio do que se vê;
  • Evite transações animadas: Sabe aqueles efeitos de virar, torcer igual estrela, sumir aos poucos… Não sei você, mas sinto uma “canseira” quando vejo e não dou muita credibilidade ao conteúdo apresentado. Mas não é regra, ok?!
  • Preocupe-se com a fonte da apresentação. Slide é layout, e layout nesse caso, é o que vemos. Se sua apresentação fala sobre tecnologia e avanços, não faz sentindo usar uma fonte com serifa, antiga e que remete a um estilo mais tradicional. Busque na internet site que oferecem fontes e dê uma cara nova para o seu texto;
  • Fontes muito desenhadas cansam: Cuidado com a fonte! A dica era usar fontes diferentes, certo, mas não exagere na tipografia. Quanto mais simples, melhor. Nada impede de destacar algumas palavras ou usar uma fonte muito diferente se o objetivo foi destacar uma palavra, mas o bom senso reina. Sempre!
  • Se você acessar o site do office, encontra algumas dicas interessantes:
  • Uma letra de uma polegada é legível a 3 metros.
  • Uma letra de duas polegadas é legível a 6 metros.
  • Uma letra de três polegadas é legível a 9 metros.

(As medidas indicam o tamanho de um tipo de letra no ecrã do computador)

  • Gráficos e dado demonstram credibilidade e confiança no que se fala; Quando falar de números e puder, use gráficos;
  • Use e abuse do bom senso e do senso estético;

Lembre-se, se a comunicação é feita na base do bom senso, as apresentações seguem o mesmo ritmo. Não há regras específicas, a não ser pontos óbvios como erros de português.

PITCH

O pitch é uma apresentação pequena, que tem em torno de 3 a 5 slides e tem com objetivo convencer ou despertar o interesse de outra pessoa, cliente ou investidor. Ou seja, são informações resumidas e objetivas. Você não tem muito tempo e precisa dar o seu melhor.

Por que falei sobre PITCH?

O Pitch pode ser falado ou ilustrado com slide e resume o melhor de tudo que você precisa falar. Sempre que pensar em uma apresentação, tome como um guia um PITCH.

Dica de leitura: “O PITCH (quase) perfeito – Anjos do Brasil”

Se a sua apresentação for feita pessoalmente para um público, lembre-se que a linguagem corporal também conta. Maneira de falar e tom da voz, a maneira como você se veste, gestos que mudam de cultura para cultura, línguas e movimentação durante a apresentação.

O importante é lembrar que sempre podemos aprender e melhorar nossa postura e apresentação.

E você, tem alguma dica de apresentação para contar pra gente?

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Sabrina Kelly

Mineira de Belo Horizonte, publicitária em formação, apaixonada por viagens e fotografia. É técnica em Sistemas da Informação pelo Colégio e Faculdade Cotemig e fez um intercâmbio em Jornalismo na Universidade de Coimbra, Portugal. Escreve para a Obvious Maganize, produz conteúdo para e-commerce e é criadora da Loja Virtual Feitio.

Um comentário em “Apresentação, pitch e linguagem corporal: fale a seu favor

  1. Não sou da área de comunicação. Sou professora. Mas como como todo ser humano, sofro um pouco na hora de apresentar um trabalho acadêmico, por exemplo. Uma estratégia que sempre uso ( além de me preparar bastante para o que será falado) é buscar entre os ouvintes alguém que demonstre um olhar interessado. Isso me dá auto confiança. E, quando percebo um público muito hostil, costumo tirar os óculos. Nessa hora, meu alto grau de miopia me ajuda muito, pois ignoro os rostos nada amistosos e finjo indiferença. Costuma funcionar Rsrs.

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