fbpx

Use a criatividade e liberte-se de um problema de cada vez

Use a criatividade e liberte-se de um problema de cada vez

Já deve ter pensado alguma vez que a sua criatividade é algo realmente importante na sua vida. Ainda deve ter um ou outro leitor que pense justamente o contrário: não tenho criatividade, e agora? Mas o fato é que todos temos um grau de criatividade e notadamente a usamos para resolver problemas.

Um grande mestre e especialista em reconstrução e estimulação da criatividade, Murilo Gun, usa um termo muito interessante acerca do tema que chama de combinatividade. O termo é autoexplicativo, e designa algo que podemos combinar para atingirmos algum objetivo.

A ideia a partir de agora é fazer com que você combine algumas ideias ou ações para resolver os seus problemas e o mais importante: um de cada vez! Se este artigo está sendo interessante para você, acredito que tem ou já teve problemas para resolver e não tinha a solução imediata para eles. Para você a dica é simples (eu faço e dá certo comigo): resolva um de cada vez.

Não adianta preocupar-se demasiadamente com problemas que estão lá na frente, a não ser que estes sejam indispensáveis para resolver outros (nesse caso eu junto todos e resolvo por partes). A preocupação por si só já dificulta todo o processo.

Nesse caso, para aplicar a combinatividade no dia-a-dia é preciso misturar soluções simples com situações corriqueiras e sair do modo convencional de resolver as coisas. Um exemplo bem simples disso é o prendedor de roupas. Quem nunca fechou um pacote de bolachas com um desses? Ele não foi feito para isso, mas resolve o problema de forma eficiente.

Buscar soluções criativas e separar os problemas em pequenas partes pode tornar sua vida muito mais eficiente e organizada. Para empresários com recursos limitados, micro empresas e profissionais liberais que buscam ideias para divulgar o seu negócio esse tipo de solução pode ajudar e muito, pense um pouco fora da caixa e utilize formas diferentes na gestão do seu negócio:

Gestão de Pessoas: organizar almoços e jantares em forma de reunião, além de promover a confraternização entre os colaboradores torna o processo mais criativo, estimula a participação de todos e deixa tudo com um clima bem mais leve. É importante escolher bem os assuntos que serão abordados, pois o clima de confraternização não combina com problemas mais sérios, estes devem ser resolvidos um a um, diretamente com as pessoas envolvidas. “Elogie em público e critique em particular”, uma frase reproduzida amplamente por Mário Sérgio Cortella.

Gestão de Marketing: experimente utilizar recursos offline para realizar ações de comunicação e marketing no mundo online. As redes sociais permitem uma interação sem igual com as marcas. Aproveitar-se disso é estar antenado e aplicar metodologias consagradas de forma diferente da finalidade original. Grupos para apresentação de um novo produto, segmentar interessados em determinado assunto e promover informações sobre ele, criar listas de transmissão no celular, enviar assuntos do interesse das pessoas diretamente nos seus e-mails. Uma frase do Walter Longo pode resumir um pouco essa história: “Não existe mais mundo digital e real, agora tudo é uma coisa só.”

Gestão Financeira: o que não fazer! Nesse caso, combinar negócios com contas pessoais. O erro mais grave do pequeno negócio é achar que será fácil separar as contas na cabeça e “descontar” depois o que faltar ou sobrar. Esse tipo de combinatividade não está de acordo com o conceito de uma boa solução, muito menos é uma forma adequada de resolver algum problema. Pelo contrário, esse é o início de uma jornada em busca do começo do problema, e dificilmente vai encontrar.

Combinando essas dicas e buscando resolver um problema de cada vez, certamente sua empresa ou atividade profissional terá um brilhante futuro. Não esqueça de dividir suas experiências conosco nos comentários!

0

Jonatan Fortes

Consultor empresarial, Diretor de Marketing da Fonte de Talentos (RS). Mestrando em Desenvolvimento Regional, onde busca conhecimentos visando aplicar na geração de talentos. Acredita no poder da comunicação e atua na promoção e desenvolvimento de empresas e talentos para o crescimento coletivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *