fbpx

Viajar faz bem à vida profissional

Viajar faz bem à vida profissional

Dizia Fernando Pessoa que viajar é “ser outro a cada dia“. Como uma boa amante de viagens, para além de acreditar nas vantagens de conhecer novos gostos, novos cheiros e novos cenários, acredito que viajar também nos faz melhores pessoas aqui, no nosso dia-a-dia.

Há uma série de eventos com que nos deparamos durante as viagens que transformam as nossas crenças e nos dão coragem para trazer mais ousadia para nossa rotina, inclusive para a vida profissional. Quer ver?

Open your mind

Conhecer novas culturas e outras histórias de vida faz com que a gente aprenda que a nossa visão não é única.  Quando estamos focados em um problema no trabalho, precisamos alargar os horizontes para conseguir encontrar uma solução criativa. A criatividade e a inspiração podem vir de situações já vividas ou ouvidas em outras alturas da nossa vida.

Pró-atividade

Encarar certas situações de viagem como pedir informação, arriscar umas palavras numa língua diferente, ou estudar o mapa de transportes locais, faz com que o viajante se acostume a agir com criatividade para ultrapassar os obstáculos e chegar ao seu destino. Esse espírito pró-ativo não desaparece na vida profissional, a pessoa pode ficar mais preparada para não esperar por receber todas as informações e sim correr atrás do que quer alcançar.

Gestão do Tempo

Quando vamos viajar, a gestão do tempo começa antes de sair de casa: calcular o tempo necessário para se arrumar e chegar no aeroporto/estação e não perder o voo/bus/carona. Mais tarde, temos que estar atentos aos horários em que abrem e fecham as atrações turísticas e se adaptar ao que o comércio e estabelecimentos de alimentação locais estão acostumados. E não há quem vá negar que gerir o tempo no trabalho também é fundamental, concordam?

Gestão dos imprevistos

Durante as viagens, nem sempre tudo ocorre conforme planejado: um voo atrasado, uma fila inesperada para uma atração, uma mala perdida, a chuva que cai bem no dia de praia. Os imprevistos que acontecem nos ajudam a sermos pessoas mais flexíveis e mais pacientes, não só durante esta jornada, como mais tarde nas adversidades da rotina profissional.

Superação de metas

Muitas viagens são inesquecíveis pelo que você teve coragem de fazer. Saltar de asa delta, ir numa montanha russa, dirigir por uma estrada nova, acampar, ou simplesmente ficar em um albergue pela primeira vez. Estes são tipos de experiências que fazem você perceber que é capaz de ultrapassar os medos e os preconceitos da sua vida e, principalmente, encarar os novos desafios.

Networking

Viajar também pode ser proveitoso para expandir a sua rede de contatos profissionais. Seja por acaso, ou numa ida proposital a um evento, congresso ou feira, é sempre muito útil conhecer novas pessoas da área profissional, trocar experiências sobre o seu mercado e fazer possíveis novas parcerias e, quem sabe, futuros clientes.

Redução do Stress

Viajar de férias muitas vezes é sinônimo de descansar, sair da rotina e recarregar as energias. E por aqui não há duvidas de que uma mente sã e descansada trabalha muito melhor do que uma mente cansada e sob tensão permanente.

Então, vamos fazer as malas?

0

Renata de Freitas

É publicitária de Floripa, mas vive há mais de 10 anos em Portugal, onde trabalha com Marketing Empresarial, fez PhD em Comunicação Estratégica e participa de grupos de investigação da área. É apaixonada por Branding, por assuntos criativos e por lugares inspiradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *