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Fazendo a feira!

Fazendo a feira!

Vista como uma importante oportunidade de exposição da marca para o mercado, as feiras conectam profissionais pelos seus interesses e características em comum. Por serem focadas num determinado tipo de público, esses eventos trazem bons resultados aos participantes.

Os expositores surpreendem seus visitantes apresentando a eles o que de melhor que a marca tem a oferecer. Além da interação entre cliente, vendedor, gerente e diretor, o evento aproxima a variada linha de produtos aos olhos do consumidor.

O treinamento da equipe que recebe seus clientes em feiras é fundamental. A abordagem e o tratamento devem ser de forma positiva e dinâmica, já que os diferenciais entre produtos se tornam, a cada dia, menores e isto fica evidente quando diversos concorrentes se posicionam num mesmo local e com o mesmo objetivo.

A participação em feiras e eventos requer planejamento. Os custos para a participação são elevados, porém as oportunidades estão à frente de cada organização. É preciso sabedoria para aproveitar o momento coletando informações, necessidades e intenções do cliente.

Tendo o lugar ideal para ampliar sua rede de relacionamento, fazer negócios e estreitar interesses com profissionais que estão favoráveis ao seu tipo de negócio, é hora de aproveitar.

Veja algumas dicas para organizar o evento:

– Defina o orçamento: o orçamento prevê valores como a locação do espaço, estande, serviços obrigatórios, buffet/coquetel, equipe de apoio, publicidade, transporte de materiais e produtos, material de divulgação e despesas de viagem da equipe interna presente no evento.

– Crie um cronograma para as atividades que antecedem a feira: para cada item destacado acima existem datas limites. Tenha em mãos o manual do expositor.

Contrate de serviços de apoio: Garçons, Copeira, Limpeza e Recepcionistas são serviços normalmente contratados para o evento. Busque referências da empresa em cotação.

– Defina os diferenciais que a marca apresentará para atrair o público: Quais serão as novidades e lançamentos em destaque? Crie um texto comercial destes produtos, impressos e amostras.

– Comunicação: Com o evento trabalhado dentro do plano de comunicação anual, a linguagem utilizada deve estar dentro dos padrões já utilizados nas campanhas do período. Desta forma, aproximando o cliente da marca e reforçando os conceitos que deseja transmitir ao público.

– Ações de Marketing: Convites vips, e-mail marketing de divulgação, banners em sites, release, interações entre a marca e o cliente no evento, evento dedicados no próprio estande, brindes e ações de agradecimento pela visita são algumas das ações indicadas.

– Treinamento da equipe (interna e terceiros): Um dia antes do evento reúna a equipe comercial para repassar todas as informações possíveis como: objetivos e metas, a comunicação, os lançamentos, as promoções, os serviços e o principal que é o atendimento. Treinar a equipe terceirizada também é de grande importância. Deixe os informados sobre o que a empresa oferece,como deve ser o atendimento dos visitantes, e não deixe de apresentar as equipes umas as outras.

– Como irá captar a quantidade de visitas: leitores ópticos estão sempre à disposição para locar e deixar com as recepcionistas contratadas, mas outras formas criativas podem ser utilizadas. Inove!

Feedback: Após o evento reúna toda a equipe para discutir sobre o evento. Assuntos relacionados às tendências do mercado e o direcionamento da marcasão de grande importância para as novas oportunidades.

– Balanço final do evento: Número de visitantes, seus segmentos, produtos de interesse, fechamentos de negócios no evento, abertura de novas negociações, entre outros. Diante de todas as análises e boas ações é possível alavancar os ganhos obtidos nessa participação.

A alta competitividade, que este tipo de evento apresenta, gera a necessidade de equipes mais preparadas, serviços de alta qualidade e ações diferenciadas para potencializar as ações e aumentar o sucesso com bons resultados e maior vantagem competitiva no mercado.

 

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Joice Paganelli

Formada em Administração com habilitação em Marketing pela Universidade Católica de Jaraguá do Sul, Joice Paganelli desenvolve estratégias de comunicação b2b por meio de diversas ferramentas, como ações de mídia online e off-line, ações de relacionamento, eventos etc. Apaixonada pela profissão que lhe permite expressar o que sente, carrega consigo uma frase: "Ter sucesso é gostar daquilo que faz. Quem gosta do que faz nunca se cansa de trabalhar." (Olacyr de Moraes)

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