5 dicas para um marketing de indicação realmente efetivo!

5 dicas para um marketing de indicação realmente efetivo!

O marketing de indicação (ou Referral Marketing) vem conquistando cada vez mais adeptos pelo mundo. O conceito de estimular os clientes a indicar uma empresa para a sua rede de contatos vem se mostrando como uma poderosa estratégia para fortalecer uma marca e aumentar as vendas. Para entender como o marketing de indicação pode trabalhar a favor do seu negócio, separamos algumas dicas para aproveitar tudo que ele tem de melhor!

Saiba por que o marketing de indicação é tão efetivo

Imagine a seguinte situação: você tem que comprar uma caixa de bombons sem lactose, algo que nunca provou. Aí você recebe um flyer da marca A que fabrica esse produto. Depois, encontra com um amigo e fala da sua necessidade. Ele indica a marca B, que tem uma ótima linha de chocolate sem lactose.

Aí nós perguntamos: qual a marca que você escolheria? Muito provavelmente a B, já que ela partiu de uma indicação de alguém confiável e não apenas de uma peça publicitária.

O marketing de indicação ajuda clientes satisfeitos com a sua marca a passarem adiante as boas soluções que você oferece. E a sua efetividade está justamente na simplicidade de fazer com que essa clientela faça uma publicidade verdadeira, direta e confiável.

Aprenda a melhorar os resultados do seu marketing de indicação

Construa sua marca e sua reputação em cima do seu diferencial de mercado

Uma das melhores formas de se destacar perante a concorrência é mostrar aquilo que você tem de especial. Para ajudar a gravar as experiências que serão multiplicadas nas indicações, mostre sua capacidade e domínio na sua área de atuação.

Crie e divulgue um programa de indicações

Para que sua empresa possa ser indicada, uma ótima estratégia é apostar em programas de indicações, convidando clientes atuais e antigos para participar. Pense em ações simples e atraentes como oferecer descontos progressivos, brindes e mimos. E não se esqueça de usar seus canais de comunicação (site, blog, redes sociais) para fazer com que cada vez mais clientes indiquem novos prospects.

Ofereça experiências fantásticas para seus clientes

A base do marketing de indicação está em passar adiante experiências positivas de compra e de marca. Por isso, é preciso investir em oferecer nada menos do que o melhor possível para quem escolhe a sua empresa.

Isso significa avaliar a jornada do cliente, encontrar problemas/questões/gargalos e resolvê-los. E não esqueça de pedir ajuda para sua clientela para buscar a excelência.

Não tenha medo de pedir indicações

Se você já tem clientes satisfeitos, mas ainda não conseguiu muitas indicações, que tal pedir? Um ótimo momento é justamente a partir de uma crítica positiva. Se alguém postou um elogio na sua fan page, agradeça e fale que ela pode indicar suas soluções para o seu círculo social ou indique seu programa de indicações. Fácil, rápido e objetivo.

Crie ações e estratégias de marketing que facilitem as indicações

Por mais que um cliente esteja satisfeito, ele, muitas vezes, nem se dá conta de que poderia indicar sua empresa. Portanto, ajude ele a lembrar disso! Ofereça em seu site áreas de comentários e avaliações, botões de compartilhamento de conteúdo, hashtags e outras ferramentas que despertem no cliente a vontade de passar adiante o maravilhoso universo da sua empresa.

Percebeu como o marketing de indicação, quando bem-feito, pode ser uma estratégia que fortalecerá a sua marca?

0

Felipe Thomé

Empreendedor, Pioneiro em Marketing de Defensores (Advocate Marketing) no Brasil. Consultor de Marketing Digital. Professor em curso de MBA, Vice-Presidente da ABRABOCA - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca, Colunista do Portal Ideia de Marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *