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Uniforme no mundo das embalagens – E se a sua marca não usá-lo?

Uniforme no mundo das embalagens – E se a sua marca não usá-lo?

Em tempos de embalagens “on the go”, que mostra a importância que a praticidade tem no universo das embalagens, é hora de reformular. Além da qualidade que a embalagem oferecerá na proteção do produto e do prazo de vida ela venderá o seu produto nas gôndolas. Muitas vezes é através delas o primeiro contato com o público, ou até mesmo o único. Comunique de forma clara e objetiva.

Mas por que não se diferenciar na categoria?

Entender o que o consumidor busca gera um link com a marca que poderá fidelizar o cliente através de um design funcional, emocional e criativo. A importância se dá desde as cores das impressões até o tamanho da embalagem, que envolverão o consumidor que estará se deparando com diversas outras opções, onde a inovação poderá desenvolver a fidelidade à marca. Ser diferente do seu concorrente na comunicação é uma grande sacada.

Aumentar as chances de percepção do seu produto é um dos fatores que poderão impulsionar as vendas, despertando através da embalagem alguns reflexos como: identidade, percepção de funcionalidade, personalidade e a fidelidade.

Investir em design certamente trará a valorização da autoestima do consumidor. O consumidor quer se sentir valorizado e saber que aquela marca está sempre disposta a inovar, trazendo até ele um produto mais atraente e prático. E caso o seu concorrente esteja trabalhando desta forma e você não, os riscos de gerar uma nova experiência ao seu consumidor será cada vez maior. Seja competitivo. Investir em design de embalagem é um ótimo custo benefício e fará com que a marca esteja sempre em destaque diante dos olhos do consumidor.

Crie a oportunidade quebrando regras

Quando o preço e a qualidade são percebidos como iguais o consumidor buscará alternativas como fator decisivo de compra. A atratividade da embalagem, com uma rotulagem limpa, comunicação clara, uma arte valorizada e num tamanho que esteja de acordo com a demanda potencial da marca serão motivos chaves de compras, além da segurança e do conforto que deverão transmitir, e poderão definir o sucesso ou o fracasso do produto.

Com um posicionamento de marca e com a identidade emocional do consumidor definidos, expressar a personalidade da marca é uma estratégia para chamar a atenção nas prateleiras. Mas fique atento ao posicionamento definido, a cultura do cliente e o que você quer criar a ele. O produto em jogo poderá sim ter necessidade de impacto nas gôndolas, mas a criatividade poderá ser destacada através de simples detalhes. Tenha atenção para não confundir a cabeça do consumidor.

A embalagem é mídia e a comunicação deve estar adequada às estratégias alinhadas entre as diversas cadeias ligadas a área de marketing da organização, para desta forma, estabelecer uma linguagem de perfeita comunicação com o consumidor final com o objetivo de tornar os produtos mais competitivos no ponto-de-venda, posicionando-os de forma estratégica na competição de mercado.

Após a conexão da marca e a definição do produto é hora de fazer com que ele transmita uma boa experiência. Faça com que o consumidor se sinta bem adquirindo o seu produto. Encante-o. E aí sim você poderá dizer que o consumidor percebeu o que você quis transmitir com a comunicação expressada.

Você conhece a frase: “o que importa é a beleza interior”? OK. É somente agora que ela entrará em ação. Percebeu a importância que a beleza externa possui? É ela que gera a conexão para a aproximação com a marca e aí sim você ter a oportunidade de saber mais sobre a “beleza interior”. Agora é a hora de criar um vínculo a partir da experiência com o produto no consumo e despertar a recompra.

Que tal convidar o consumidor a conectar-se a marca para aproximar ainda mais a marca com ele? Esta estratégia está sendo muito utilizada através de QR CODE divulgados nas embalagens que levam até o site da empresa ou até algum vídeo de uma determinada campanha. Não deixe de explorar essa oportunidade.

Inovar na embalagem é a oportunidade de potencializar suas ações de marketing.

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Joice Paganelli

Formada em Administração com habilitação em Marketing pela Universidade Católica de Jaraguá do Sul, Joice Paganelli desenvolve estratégias de comunicação b2b por meio de diversas ferramentas, como ações de mídia online e off-line, ações de relacionamento, eventos etc. Apaixonada pela profissão que lhe permite expressar o que sente, carrega consigo uma frase: "Ter sucesso é gostar daquilo que faz. Quem gosta do que faz nunca se cansa de trabalhar." (Olacyr de Moraes)

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