fbpx

O que podemos aprender com atletas olímpicos?

O que podemos aprender com atletas olímpicos?

As Olimpíadas estão chegando e poderemos acompanhar os melhores atletas do mundo em performances no solo brasileiro. Sobre eles, uma coisa é certa, não foi um caminho fácil, e sim uma suada trajetória. E que exemplos podemos tomar inspirados nestes campeões?

1 – Planejamento: atletas que buscam a medalha olímpica possuem um planejamento pensando em cada competição, pois ao contrário do que se imagina, eles não entram em todas as competições para ganhar! Assim como o planejamento empresarial, ele é feito a partir de uma análise de mercado – atletas também analisam a concorrência! Planejamento é base e norteia as ações por um determinado período, no esporte e nos negócios!

2 – Disciplina: atletas que se destacam possuem uma rotina planejada e regrada, o que inclui treinamento, alimentação, recuperação, descanso.  Uma rotina disciplinada é uma rotina mais produtiva. Elenque as atividades importantes para o seu dia a dia, como atividades físicas, meditação, café da manhã, enfim, aquilo que faz você se sentir melhor, mais disposto e ativo e insira na rotina diária. Lembrando que falta de tempo é um empecilho, mas não é uma condição. Muitos administradores acordam na madrugada para dar conta de todas as suas atividades!

3 – Persistência: eles não desistem! Ninguém alcança seus objetivos meramente por sorte. No esporte há muitos contratempos, lesões, fraturas, erros, e a persistência sempre prevalece. Eles caem… e levantam… e caem novamente… e seguem lutando. Não pense que é só você que enfrenta dificuldades.

4 – Foco: atletas são focados, abrem mão de muitas coisas pelo esporte. O foco pode definir o resultado final. Seja focado nos seus objetivos, talvez isso custe noites de sono e outros esforços, mas o resultado compensa!

5 – É sofrido: não é porque amamos algo que ele se torna 100% prazeroso. É sofrido, é suado e é buscado arduamente. Não tem como ser diferente, faz parte do processo!

6 – Motivação: atletas são muito motivados, comemoram cada conquista, pois cada avanço é um passo na direção de melhores resultados. Busque a melhoria contínua e siga sempre motivado!

7 – Trabalho em equipe: existe uma gama de profissionais multidisciplinares que atuam juntamente com o atleta para extrair o melhor dele e a busca dos objetivos. O atleta conta com estes profissionais e confia no trabalho destes. Formar uma equipe de trabalho e confiar no trabalho do outro não é uma tarefa fácil, mas quando há um sincronismo, a eficiência se faz notar!

8 – Propósito: ter um propósito é um motor, uma propulsão que te move a cada dia, um motivo maior do que trabalhar. Tenha um propósito claro e as dificuldades perdem força.

E se depois de tudo isso o resultado esperado não chegar?

Para o atleta: não há tempo a perder, haverá outra Olimpíada e uma nova chance em quatro anos!

Para você: não há tempo a perder, há muitas oportunidades, encontre uma!

0

Caroline Trapp

Publicitária e sócia-proprietária na AnimA Estratégias em Relacionamento. Estuda comunicação, marketing e comportamento de consumo, vê no relacionamento o diferencial de marcas e negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *