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Comic Con Experience – O que podemos aprender com o maior evento de cultura geek da América Latina

Comic Con Experience – O que podemos aprender com o maior evento de cultura geek da América Latina

Durante os dias 3, 4, 5 e 6 de dezembro rolou a Comic Con Experience 2015, em São Paulo. Um evento que reuniu um batalhão de amantes da cultura geek, tipo quadrinhos, séries de TV, cinema, livros e games, por exemplo. Mas o que isso tem haver com marketing ? Tudo.

Organizado pela Omelete Group, os Estúdios Chiaroscuro e a Piziitoy, o evento reuniu um mix de informações e produtos focados em um target específico, e que clamava por isso. Mais do que isso, como o próprio nome já diz, trouxe uma experiência inesquecível ao público que compareceu.

As pessoas que foram ao evento ansiavam por novidades sobre novas séries e filmes, coisas que não estão ainda disponíveis na internet para consumirem. Ao trazerem estúdios e artistas, a organização do evento deu aos fãs algo que adoram ter, principalmente em primeira mão. Isso acaba levando à uma viralização de tudo o que essas pessoas viram e ouviram. São posts surgindo em redes sociais, comentados e compartilhados, conversas entre amigos desde no ambiente de escola ao de trabalho, produtos sendo consumidos e por aí a fora. A empolgação ao receber esses estímulos pode ser comparado ao fogo no capim seco, com uma velocidade monstro de propagação. A promoção para o lançamento de um filme ou série de TV feita ali não se alcança em nenhuma outra mídia, vem carregada com a emoção e a paixão do fã.

O clima que foi pensado, em cada pedacinho do pavilhão, nas escolhas dos stands montados, causou uma experiência de consumo única em que esteve lá. Vale comentar que o que se consome em um evento como esse não é barato, porém é comum ver as pessoas andando com sacolas de produtos. Alguns se preparam o ano inteiro economizando para este momento.

Até mesmo quem não compra nada contribui de alguma forma, afinal eles irão falar aos amigos das horas inesquecíveis que passaram entre itens memoráveis da cultura pop e cosplayers, aquela galera que se veste como seu personagem favorito e o incorpora durante alguns eventos.

As pessoas retornarão no ano seguinte, possivelmente acompanhada e consumindo um pouco mais do que no no interior.

Resumindo, o que eu aprendi visitando a Comic Con Experience?

1- Crie uma experiência única para seu cliente;

2- Faça com que ele se sinta acolhido pela sua marca ou produto;

3- Escute o que ele tem a dizer e como se sente;

4- Não venda produtos, realize sonhos.

O consumo, a viralização e a fidelização à sua marca, produto ou serviço virão naturalmente. Pense nisso quando estiver criando sua estratégia de Marketing. Não importa se é uma ação monstro ou singela, de venda ou de endomarketing. Cause uma experiência inesquecível. Faça ser épico!

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Marcelo Oliveira

Jornalista e entusiasta da Gestão do Conhecimento e Inovação, com uma passagem de 17 anos pela EMBRAER, onde atuei na edição de Publicações Técnicas e como focal point de inovação. Estruturei e estive a frente de um programa voltado a conectar pessoas, ajustar processos, melhorar a comunicação e aplicar uma gestão colaborativa e inovadora de equipes, ajudando a desenvolver o potencial humano, através do engajamento e da capacitação. Em paralelo, como freelancer, produzi textos para a revista Villaggio Panamby e para o site infoescola.com. Fundei a Inovadoramente Consultoria para oferecer serviços em gestão de equipes e comunicação. Também sou conteudista no Ideia de Marketing e na Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, além de professor de Pós-Graduação na ESPM, dentro do Centro de Inovação e Criatividade.

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