fbpx

5 lições que as marcas podem aprender com os times de futebol

5 lições que as marcas podem aprender com os times de futebol

Muito se fala da importância das marcas possuírem clientes fiéis. No Brasil, se tem alguém que pode nos ensinar isso são os times de futebol que são exemplos de como criar pessoas apaixonadas e leais por suas marcas.

Quem não gostaria de possuir clientes tão fiéis quanto torcedores de um time de futebol? Abaixo, algumas lições que podemos aprender com os clubes de futebol.

1. Construa uma tribo para sua marca

Sentir-se parte de algo maior é uma necessidade humana. Através de seus símbolos, cores, uniformes, mascotes e cantos os clubes constroem a lealdade, fazendo seus torcedores se unirem em torno de algo em comum.

Os fãs dos clubes são capazes de se submeter a atitudes inusitadas, como pintar o rosto com as cores do time, usar fantasias e todo tipo imaginável de acessórios com o símbolo da equipe. Isso acontece pois eles não estão sozinhos nisso. É uma experiência compartilhada por todos.

O que as marcas podem aprender disso, é de reunir seus fãs em torno de uma única ideia, para que se sintam envolvidos e interligados entre si e com a marca.

 2. Líderes de torcida e sócios-torcedores

Outra coisa que os times de futebol fazem muito bem é transformar torcedores casuais em torcedores fanáticos. Falando na linguagem do marketing: transformar consumidores em defensores da marca.

O ato de torcer por um time envolve muita emoção e um senso de pertencimento. Se o time vence, os torcedores sentem como se eles tivessem ganho algo e contribuído para isso.

As marcas precisam estimular esse sentimento de pertencimento e envolver a emoção dos seus clientes. Os caminhos para seus clientes se conectarem e se sentirem parte da empresa está mais fácil com as redes sociais. O que as marcas precisam fazer é dar motivos para que seus clientes tenham vontade de compartilhar fotos, vídeos e histórias sobre sua marca.

Outra coisa que os times fazem bem é oferecer elementos de exclusividade aos seus sócios-torcedores. Os torcedores que se associam, geralmente tem acesso privilegiado ao estádio, podem ter a oportunidade de viajar junto com o time, de conversar com jogadores e de participar de eventos exclusivos. As marcas devem buscar fazer o mesmo para seus clientes mais leais, oferecendo benefícios e recompensas exclusivas.

3. Crie histórias

 O sucesso de um time não é refletida somente nos placares dos jogos. É claro que um time vitorioso ajuda muito a atrair a atenção da mídia e das pessoas. Mas para possuir uma marca forte, muito trabalho precisa ser feito fora de campo.

Da mesma forma, o produto ou serviço oferecido pelas empresas é importante, mas muito do que vai fazer uma marca ter sucesso é possuir uma grande história ao seu redor.

Times de futebol possuem histórias de conquistas, derrotas e superação. Isso faz pessoas se identificarem e se tornarem leais aos times, que muitas vezes ficam vários anos sem grandes conquistas dentro de campo, mas continuam a conquistar novos torcedores

4. Analise sempre 

Poucas organizações analisam tanto a si mesmos e seus concorrentes quanto os times de futebol. As grandes equipe possuem estatísticas de tudo que possa imaginar – atletas, equipes, resultados e estratégicas.

Antes de enfrentar um adversário, os times estudam cada detalhe, desde o esquema de jogo, características dos jogadores, pontos fracos, pontos fortes. Tudo isso para estar preparado e pronto para vencer.

As marcas podem aprender a estar mais focadas em mensurar seus resultados e analisar frequentemente seus concorrentes, o mercado, suas forças e suas fraquezas e entender onde podem melhorar.

5. Trabalhe em equipe

As equipes de futebol possuem dezenas de pessoas envolvidas diretamente para o seu sucesso. São profissionais de marketing, jornalistas, fisioterapeutas, preparadores físicos, médicos, logística, técnicos, além dos jogadores. Mesmo as maiores estrelas precisam desse trabalho em equipe para poder brilhar. Possuir clientes leais e satisfeitos também é assim. Exige um grande esforço e trabalho de toda a empresa.

E você, tem mais algum aprendizado a acrescentar?

0

Felipe Thomé

Empreendedor, Pioneiro em Marketing de Defensores (Advocate Marketing) no Brasil. Consultor de Marketing Digital. Professor em curso de MBA, Vice-Presidente da ABRABOCA - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca, Colunista do Portal Ideia de Marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *