fbpx

O primeiro passo para encarar novos desafios profissionais

O primeiro passo para encarar novos desafios profissionais

Quando atualizamos o currículo, uma frase em especial permanece: em busca de novos desafios. Ou quando questiona-se as expectativas sobre a carreira profissional, normalmente se está disposto a encarar novos desafios. Mas será que realmente estamos preparados para encarar estas mudanças? Ou melhor, se as expectativas de melhora estão relacionadas a novos desafios, será que estamos abertos ou indo ao encontro deles?

Em geral sempre há um momento de acomodação profissional, porque assim como em outras áreas, a zona de conforto é sempre mais tranquila e segura. Não quero dizer que devemos ser eternos insatisfeitos com nossa carreira e profissão, mas devemos refletir quando percebemos que a expectativa profissional é outra, os anseios estão associados a outros cargos, outras tarefas, outras áreas… E perceber se por acaso estamos esperando a oportunidade surgir, o colega deixar a empresa e a promoção acontecer, a vaga dos sonhos aparecer e assim projetando em outras pessoas as mudanças que queremos para a nossa vida profissional.

Outro comportamento recorrente de quem foge sem perceber dos seus ideais é se iludir com desculpas para não mudar o rumo. Estas eu nem preciso exemplificar, é muito fácil encontrar desculpas para a nossa falta de comprometimento com qualquer coisa. Quando perceber que está se iludindo com suas próprias respostas, repense!

A percepção destas situações é muito importante porque ela desperta uma vontade, que se alimentada pode promover a realização que tanto se espera na profissão. Esta vontade nos leva a criar um caminho e enxergar possibilidades que podem ajudar a viabilizar oportunidades.

Nada acontece de uma hora para a outra, é um processo, mas ele precisa ser iniciado, inserindo tarefas, leituras, atualização, enfim, o que for necessário para em algum momento se abrir para o novo. É fácil falar sobre novos desafios, mas é difícil se submeter ao frio na barriga e ao desconforto das mudanças. Mas ter a percepção e estar aberto a enxergar novas possibilidades é um grande começo! Faça esta autoanálise e busque realizar-se!

0

Caroline Trapp

Publicitária e sócia-proprietária na AnimA Estratégias em Relacionamento. Estuda comunicação, marketing e comportamento de consumo, vê no relacionamento o diferencial de marcas e negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *