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10 erros básicos do marketing para pequenas e médias empresas

10 erros básicos do marketing para pequenas e médias empresas

1 – Não saber o que é Marketing: Marketing é uma ferramenta de gestão que auxilia todas as ações de comunicação da empresa com o público alvo (basicamente falando). Não entender o que é Marketing faz da empresa desconhecedora da forma de ‘falar’ com seu público.

2 – Não fazer ideia de quem seja seu público alvo: Público alvo é o cliente da empresa, é quem consome o produto ou serviço. E para um marketing eficiente é preciso que a empresa conheça seu público e saiba descrevê-lo (idade, classe, preferências de compra, etc); isso aproxima a empresa do cliente e cria fidelidade.

3- Não investir nos colaboradores: O funcionário de uma empresa é uma das ferramentas essenciais para o bom funcionamento de todos os setores, investir no colaborador é investir no próprio negócio. Com isso cumpre-se aquela frase repetida, porém correta: ‘funcionário satisfeito, trabalho perfeito’.

4 – Falar somente do produto/serviço: Falar somente do produto é esquecer de resolver o problema do cliente, pois todo consumidor entra em uma empresa buscando solução de um problema (sejam necessidades básicas, existenciais ou para saciar uma vaidade). É preciso trabalhar a equipe para oferecer o produto ou serviço como uma solução.

5 – Não saber sua posição no mercado atuante: É preciso que a empresa conheça seu concorrente, saiba sua forma de ação e abordagem, para que assim possa fortalecer seus pontos altos. É preciso conhecer também seus limites (com relação a oferta de produtos e fornecedores), e saber sua aceitação no mercado. Tudo isso aproxima a empresa de seu público.

6 – Achar que qualquer publicidade deve surtir efeito imediato: A falta de conhecimento de marketing faz com que empresários invistam em qualquer tipo de mídia sem saber se é a correta atração para seu público. Por isso uma análise de Marketing é tão importante, pois ela estuda também a mídia correta para propagação de cada ramo, seguindo estatísticas, inclusive os dados do público alvo.

7 – Deixar de fazer publicidade: Por esperar efeito imediato (item anterior) acabam acreditando que propaganda não faz efeito, não ajuda nas vendas e não divulga os produtos, mas a verdade é que a falta de divulgação apaga a empresa diante o mercado em que atua. Quem não é visto, não é lembrado.

8 – Não traçar objetivos: Se o objetivo da sua empresa é somente ganhar dinheiro, coloque isso em um cartaz e cole na parede. Mas se além desse ou acima desse objetivo existam valores, missão e visão faça um quadro deles e apresente para seus colaboradores. Criar essa ligação entre a empresa e o colaborador apresentando a eles onde a empresa almeja chegar, criar objetivos que tracem metas possíveis de serem atingidas faz com que a empresa se organize e mantenha o foco. Empresa com objetivos traz aliados e não somente consumidores.

9 – Não medir resultados: Saber como está a evolução de seu caixa é fácil, mas o que é necessário é medir a evolução de seu negócio como um todo, saber como está o atendimento, onde deve investir e onde deve reduzir custos. Saber e mensurar resultados agrega valores a política da empresa e dá base para novos passos.

10 – Achar que o Marketing não é necessário: mesmo com tantas evidências de que um bom setor de marketing ou inserção de bases de Marketing, suas análises e suas ações são necessárias, algumas empresas abrem mão deste investimento pois acreditam que o produto se vende sozinho, ou que o cliente não deixará a empresa de forma alguma. Mas o Marketing se torna necessário exatamente neste ponto, conhecer o mercado, definir o público, inserir e valorizar o colaborador, traçar objetivos e medir resultados, leva uma empresa a frente de outras que deixam de priorizar qualquer um desses pontos. Pequenas e médias empresas com um pouco de criatividade, profissionalismo e equipe disposta a vestir a camisa, podem ter uma história de marketing completamente notável a ponto de não ter que pensar somente no lucro. Mas sim, priorizar o cliente e destacar-se no mercado com boas e eficazes ações.

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Hayane Souza

Os capítulos da minha vida mudam rápido, assim como as tendências de comunicação. Publicitária apaixonada pelo efeito positivo que o marketing causa.

Um comentário em “10 erros básicos do marketing para pequenas e médias empresas

  1. Infelizmente, o item dez (10) deste post é o pior e mais frequente em empresas de pequeno e médio porte.
    Simplesmente o departamento de vendas faz a empresa ser conhecida no mercado em que a empresa está inserida e as ações são feitas de acordo com a experiência de vendas ou produção dos diretores.

    MARKETING NÃO É SÓ PROPAGANDA.
    MARKETING NÃO É GASTAR DINHEIRO
    MARKETING É NECESSÁRIO

    Lamentável a perda que tais empreendedores tem com a ignorância referente ao marketing…

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    [Reply]

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