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Como o departamento de marketing deve se comportar na crise?

Como o departamento de marketing deve se comportar na crise?

Ultimamente, a crise tem fechado a porta de muitas empresas no Brasil. Muitos ainda não entendem porque o departamento de marketing é o primeiro a ser cortado. Isso acontece porque algumas empresas ainda têm uma visão do marketing como uma área de apoio, que traz resultados intangíveis e que gera uma grande quantidade de despesas. Nesse artigo vou dar 5 dicas de como o departamento de marketing deve se comportar na crise.

1) Planeje com projeção

O planejamento deve sempre apresentar quais são as perspectivas de retorno que terá com os “gastos” e planejar o quanto espera atingir com cada uma das ações.  Assim é possível depois comparar os resultados projetados e aqueles atingidos.

2) Mensure resultados que são relevantes para a empresa

Tome cuidado com métricas de vaidade. As empresas querem resultados de venda, não likes no facebook. Direcione os seus esforços para métricas de acordo com os ganhos de negócio, tais como Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e ROI (Retorno do Investimento).

Dessa forma, cada vez que a empresa optar por cortar os investimentos em marketing, o impacto em vendas será claro. E o mesmo acontece quando a empresa aumentar os investimentos. Ao conseguir ter uma visão exata sobre suas entregas e resultados gerados, fica mais fácil encontrar onde a empresa deve otimizar suas ações.

3) O marketing deve ser visto como investimento pelas empresas

Para uma empresa investir na sua contratação, no final de todo mês, você deve trazer pelo menos um retorno maior que o seu custo para justificar sua permanência no cargo.

É sempre importante lembrar que o principal objetivo de uma área de marketing é trazer resultados e ajudar mais pessoas a comprarem um produto ou serviço. Se o marketing não faz isso, realmente é mais complicado manter os investimentos em períodos de crise e até outros momentos.

4) Faça uma analise inteligente dos recursos que são investidos hoje

Antes de tomar alguma decisão é fundamental saber todos os recursos que estão sendo investidos hoje e quais são os retornos que são obtidos através deles. Ao entender para onde estão sendo destinados os recursos também será possível conseguir fazer uma gestão mais inteligente, dando novos fins ao que não está trazendo resultados.

Conclusão

Para gerenciar a crise, o departamento de marketing deve sempre buscar estar à frente da concorrência, diminuindo os custos de aquisição de clientes e aumentando o retorno sobre o investimento. Isso pode ser construído através de marketing de conteúdo.

Para saber mais, confira o artigo: Descomplicando o ROI de conteúdo

 

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Matheus Mousse

Co-fundador da agencia Café com Mousse Planejamento. Formado em Publicidade e Propaganda pela universidade Anhembi Morumbi, acredita que se você for realmente relevante para o público, eles vão prestar atenção em você.

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