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O inimigo (nem sempre) mora ao lado

O inimigo (nem sempre) mora ao lado

Já ouviu aquela história de que o concorrente da academia é o sofá? Pois é, muitas vezes nos prendemos aos concorrentes diretos e nos esquecemos dos indiretos. Um bom empreendedor precisa ficar ligado em toda a realidade que o cerca. Conforme o exemplo citado, o dono da academia não tem que se preocupar apenas com as outras que estão no mesmo quarteirão ou bairro, mas com o que afasta seu público de lá. Outro exemplo bem simples de entender são as marcas de produtos naturais. Seus maiores concorrentes são as redes de fast-food.

E é exatamente esse público que está sendo assistido pelos concorrentes indiretos, que as empresas precisam identificar e trabalhar com um planejamento estratégico para esse target.

Vamos por partes!

No Marketing, os concorrentes diretos são os que oferecem o mesmo produto e serviço. Os indiretos são os que oferecem algo diferente e que se substituem, como é o caso do sofá e da academia; da agência de viagens e a companhia aérea; bares e igrejas, entre outros.

A análise da concorrência precisa passar pelas seguintes etapas: benchmark competitivo (diagnóstico competitivo), inteligência competitiva e a escolha dos concorrentes.

O primeiro passo, que é o benchmark competitivo, fica responsável por medir e comparar as estratégias e operações da empresa com as das outras em suas atividades, para identificar o que pode ser adotada ou adaptada para melhorar seu desempenho. O processo de inteligência competitiva serve para visualizar os objetivos da concorrência e definir uma direção.

As etapas são formadas pela identificação dos mercados e clientes que os concorrentes estão tentando operar, avaliando os produtos e serviços que estão oferecendo, assim como a entrega e os valores cobrados. Outro ponto avaliado é o que o cliente está procurando, além do marketing que está sendo usado para atraí-los.

Quer uma dica de ouro? Acompanhe seu cliente e ofereça o algo a mais.

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Alison Marques

Viciado em compartilhar conhecimento. É Especialista em Linguagens e Mídias Digitais, jornalista, palestrante e social media.

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