fbpx

Como vender um produto na internet

Como vender um produto na internet

Nesse conteúdo darei dicas de como vender um produto na internet. No final dessa leitura, você verá que é possível vender qualquer coisa pela internet sem precisar ter grandes conhecimentos em marketing digital. O sucesso de um inproduto (produto ou recompensa digital) depende exclusivamente da “oferta”. Se você tem um comércio, aproveite para avaliar se a sua oferta está no caminho certo!

Qual é a diferença de oferta e produto?

Antes de vender alguma coisa é fundamental saber que oferta é diferente de produto. Em um anúncio, ao invés de descrever todas as características de um produto, você deve direcionar os seus esforços para os benefícios do produto, ou seja, tudo aquilo que ele faz não aquilo que ele é.

Um bom produto é aquele que a taxa de devolução é baixa, ele faz os clientes atingirem a grande promessa e tem depoimento espontâneo. O lead (interessado) compra a oferta e, em troca, recebe o produto.

Exemplo: shake que ajuda perder pelo menos 5 kilos em menos de 3 semanas fazendo a dieta xpto, veja só os depoimentos dessas mães. Veja o que esse médico tem a dizer.

Por que a oferta é especifica para o público, mas o produto é genérico?

Você pode vender o mesmo produto para diferentes tipos de público, porém a oferta deve ser especifica e direcionada para cada nicho, com argumentos diferentes.

Por exemplo: nas propagandas do guaraná suas campanhas são segmentadas para esportistas e em outras ocasiões para famílias. Repare que o produto é o mesmo, mas a oferta é para públicos diferentes.

Como avaliar qual público tem mais potencial para o seu negócio?

Existem alguns critérios para classificar qual tipo de público gera mais retorno para sua empresa. Uma dica é listar os 3 principais públicos e colocá-los em uma planilha por ordem de importância. Esses critérios são:

Urgência (intensidade da dor x frequência da dor)

Existem alguns tipos de público que tem necessidades imediatas.
Exemplo 1: Eu tenho muito medo de dirigir (intensidade alta), mas não preciso dirigir mais que duas vezes por mês (frequência baixa).
Nesse caso repare que a intensidade é alta e a frequência é baixa. O que isso significa? Significa que para esse caso não há uma urgência.

Exemplo 2: Eu tenho muito medo de falar em público (intensidade alta), no entanto sou, quase sempre, chamado para apresentar um trabalho na faculdade. (frequência alta).
Nesse exemplo há uma urgência. Repare que a intensidade da dor e a frequência são altas.

Logo, percebemos que para vender um produto precisamos encontrar um público potencial para construção de uma oferta irresistível.

Pagador

Em poucas palavras, o pagador é aquele que tem dinheiro para comprar o seu produto.

Demanda

A procura pelo seu produto deve ser grande, pois se o produto não tem demanda dificilmente vai gerar lucros.

Resultado

Para sua empresa obter resultados significativos na internet o público tem que ter os 3 critérios. Não adianta ter urgência para um público de 10 pessoas. O mesmo serve para grandes públicos que tem muita tem urgência, porém esse público não é pagador. Isso não gera vendas.

Conclusão

Para vender um produto na internet faça uma oferta irresistível! Descrever o produto é uma oferta ruim.  Uma oferta pode ser classificada como boa ou ruim. Oferta ruim é a descrição do produto. A oferta boa descreve o que o produto faz. Entretanto, a oferta irresistível é aquela que a persona não tem como não comprar o produto e você fala exatamente o que a persona quer ouvir.

Quando fizer uma oferta ofereça uma grande promessa. Antes de finalizar esse conteúdo, mostrarei uma das grandes fórmulas para você criar uma oferta irresistível no seu negócio. Veja o exemplo abaixo:

Como perder de 8 e 12 kg (benefício), em até dois meses (tempo), sem (dor) uma dieta restritiva. Como aprender marketing digital (benefício) em até 12 semanas(tempo) sem (a dor) precisar sair de casa.

Bom pessoal, é isso. Até a próxima dica!

0

Matheus Mousse

Co-fundador da agencia Café com Mousse Planejamento. Formado em Publicidade e Propaganda pela universidade Anhembi Morumbi, acredita que se você for realmente relevante para o público, eles vão prestar atenção em você.

Um comentário em “Como vender um produto na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *