fbpx

Como não odiar meus concorrentes?

Como não odiar meus concorrentes?

Em tempos de crise e baixa nas vendas a primeira reação dos vendedores e empreendedores é criar uma imagem de que os seus concorrentes são os culpados pela falta de vendas e giro de caixa da sua empresa. Analisando a situação de forma racional e mais clara chegamos a conclusão de que os nossos concorrentes na sua maioria pensam o mesmo de nós, e na verdade ninguém é culpado pelo fracasso do outro.

E como entender esse ambiente competitivo e cada vez mais feroz e ao mesmo tempo não odiar meus concorrentes?

Conheça seus concorrentes: Para saber quais são as armas que seu concorrente usa para tirar os seus clientes precisamos conhecer ele e suas técnicas. Para isso faça uma pesquisa ou cliente oculto nas principais empresas que atuam no seu setor e identifique quais os pontos fortes e fracos que eles apresentam.

Apresente para sua equipe: Mostre o resultado da sua pesquisa para a equipe e definam juntos quais pontos podem melhorar em relação às fraquezas e forças da equipe concorrente. Crie estratégias para melhorar o seu atendimento e estar a frente das objeções que seus clientes podem colocar.

Converse com seus concorrentes: Sim, isso mesmo! Chame um concorrente para um café e converse a respeito das dificuldades encontradas no mercado, troque informações e ideias, mostre que está disposto a ajudar e ser ajudado e quebre o paradigma de que concorrentes são inimigos.

Entenda que o mercado precisa de concorrência: O mercado é grande o suficiente para suportar e dar resultado para todos, entender isso e passar esse pensamento para a equipe é fundamental para a saúde da sua empresa e das suas vendas, aceitar que o concorrente pode te ajudar mais do que te atrapalhar pode ser o ponto de partida que estava faltando para você deixar de culpar a crise pelos resultados abaixo do esperado.

Ao invés de declarar guerra, aproxime-se e crie um diálogo saudável com seus concorrentes, fazendo com que essa união traga ainda mais clientes para ambos.

Aceitar que temos concorrentes e precisamos deles não é mais uma opção, vivemos em um mundo moderno e o comportamento do consumidor está pedindo cada vez mais a concorrência. E você, vai se adaptar ou ficar de fora?

0

Thiago Maia

Formado em Marketing, atua na área comercial há mais de 7 anos, atualmente no setor de Franchising. Apaixonado por comunicação e entusiasta de vendas. Pró-ativo, curioso e muito teimoso. Acredita no poder das marcas e acima de tudo no poder das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *