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Defensores de marca como diferencial competitivo

Defensores de marca como diferencial competitivo

Encontrar um diferencial competitivo em meio ao mundo de mesmices e se destacar frente à concorrência é o desafio diário que empresas de todos os tamanhos e segmentos enfrentam.

A alta competitividade, propostas de valor semelhantes, estratégias de marketing que parecem ter sido copiadas entre concorrentes, tornam a tarefa de encontrar um diferencial competitivo cada vez mais difícil, e as vezes sem encontrar formas de se destacar as empresas acabam caindo na mesma “solução”: abaixar os preços.

Hoje vemos empresas se destacando das outras sem precisar abaixar os preços. São empresas que entregam valor elevado, propiciam uma ótima experiência e com isso conquista clientes leais e engajados, muitos deles se tornando verdadeiros defensores de suas marcas. Esses defensores de marca, são clientes que gostam e se identificam com a empresa e estão dispostos a ajudá-la

Mas você pode estar se perguntando que muitas empresas tem defensores de marca. Realmente, somente ter defensores pode não ser um grande diferencial, mas como a empresa os utiliza ao seu favor, com certeza é.

Saber quem são esses defensores, trazê-los para próximo da empresa e mobilizá-los para que colaborem, fará a empresa se destacar. Com um relacionamento próximo desses defensores as marcas conseguem incentivá-los a indicar os produtos para amigos, para que escrevam reviews positivos, criem depoimentos, compartilhem suas experiências em redes sociais, entre outras ações que fortalecem sua marca e agregam credibilidade.

Em um mercado em que as empresas são muito similares, as estratégias de marketing parecem ser todas iguais, ter pessoas recomendando seus produtos, avaliando positivamente em sites especializados, falando bem dele nas redes sociais, pode ser o diferencial entre conquistar um novo cliente ou não.

 

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Felipe Thomé

Empreendedor, Pioneiro em Marketing de Defensores (Advocate Marketing) no Brasil. Consultor de Marketing Digital. Professor em curso de MBA, Vice-Presidente da ABRABOCA - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca, Colunista do Portal Ideia de Marketing.

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