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O número de impressões do seu banner é real?

O número de impressões do seu banner é real?

Preste muita atenção nas impressões dos seus banners. Se você divulga seus banners em blogs de WordPress, saiba que o uso de alguns Plug-ins como WP – Bannerize pode não passar informações precisas sobre a mensuração da sua campanha. Pelo menos para alguns sites que administro os dados não são relevantes.

Fiz esse post justamente para informar o anunciante sobre os seus direitos nas plataformas digitais e esclarecer os mistérios acerca desse assunto. Embora não pareça, muitos anunciantes são enganados diariamente por estatísticas irreais de tráfego.

Como saber se minhas visitas são reais?

É simples. Os parâmetros de rastreamento do Google Analytcs agem como um detetive perfeito para avaliar se as impressões do seu banner estão longe da realidade. No entanto, é preciso configurar o link de redirecionamento do banner para que esses parâmetros funcionem corretamente.

Como analisar se as estatísticas da minha campanha são verdadeiras?

Primeiro, é preciso entender o que é uma URL Builder. O URL Builder nada mais é do que um criador de parâmetros de rastreamento para diversas ferramentas de web analytics.

Agora, acesse o criador de URLs do Google e preencha os campos solicitados. No entanto, antes de criar os parâmetros de rastreamento entenda o significado de cada um deles:

1 – URL

No primeiro campo é inserido a URL original da página de destino. No caso do banner, se trata da URL para onde o usuário seria redirecionado ao clicar no link do banner.

2 – Campaign Source (origem da campanha)

Aqui você vai identificar onde a sua campanha está sendo exibida. No caso do banner pode ser o blog que está hospedado o banner.

3 – Campaign Medium (mídia da campanha)

Aqui é identificado que tipo de mídia você está usando para propagar o link. Pode ser um banner, e-mail marketing, cpc ou qualquer formato que seja usado na sua campanha.

4 – Campaign Name (nome da campanha)

É o nome com que você irá encontrar a campanha no Google Analytics. Todos os outros parâmetros estarão disponíveis dentro da campanha, cujo nome é dado aqui. Um exemplo é o nome do produto ou campanha, como “Ebook de Marketing”.

5 – Campaign Term (termo da campanha)

É opcional e serve para o seu próprio controle. É usado para identificar qual o link que a campanha esta redirecionando, quando há mais de um. O ideal é você usar uma palavra-chave que remeta ao redirecionamento. Um exemplo é se você tem dois banners idênticos, mas que direcionam para lugares diferentes.

6 – Campaign Content (conteúdo da campanha)

Também é opcional e serve para seu próprio controle. É usado principalmente em testes A/B, quando o mesmo conteúdo e link são apresentados de forma diferente. Um exemplo é para banners idênticos, só que um deles com fundo azul e outro vermelho.

Dica: para que a URL não fique desproporcionalmente grande, é interessante que cada um desses parâmetros seja o mais curto possível. E caso seja necessário mais de uma palavra, você pode usar elementos como -, _ ou um +.

Conclusão

Após logar na sua conta do Google Analytcs, o caminho para chegar a suas URL’s é: Aquisição > Campanha > Todas as campanhas.  Desse modo, logo abaixo do gráfico de volume será apresentada uma lista com todas as suas campanhas, ordenadas por volume de tráfego e com os campaign names que você criou.

Para sua campanha ser mais efetiva não confie cegamente nas estatísticas dos plug-ins de banner, pois a função desses plug-ins é de rodar banners em espaços de um blog por tempo limitado e não de contabilizar os acessos que esse mesmo banner vai obter.

Utilize os parâmetros de rastreamento do Google Analytcs quando for fazer testes A/B e para avaliar se a quantidade de impressões do plug-gin sofreu alguma discrepância. Outra forma de saber se a quantidade de impressões está correta é compará-la com campanhas realizadas no próprio Google Adsense.

Em um próximo post mostrarei como aplicar filtros e remover spam do Google Analytc. Caso tenham dúvidas ou queiram saber mais sobre o assunto, estou à disposição para continuarmos o papo!

 

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Matheus Mousse

Co-fundador da agencia Café com Mousse Planejamento. Formado em Publicidade e Propaganda pela universidade Anhembi Morumbi, acredita que se você for realmente relevante para o público, eles vão prestar atenção em você.

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