Empreender também é uma luta. Queixo duro sempre!

O sonho de muitos empreendedores é conseguir abrir o seu próprio negócio, montar sua loja virtual ou simplesmente erguer as mangas e sair à luta com a cara e a coragem para oferecer os seus serviços como empreendedor.
Nesse momento a vontade e a determinação são os maiores motivadores e servem como combustível para o início da jornada desse novo projeto. Nos primeiros meses os problemas começam a aparecer, mas a vontade de fazer o projeto dar certo é tão grande que nem percebemos que estamos diante de um problema real e passamos por ele sem notar. Aos poucos o mundo real vai se apresentando e trazendo com ele todos os problemas que um empreendedor precisa aprender a enfrentar: Baixo fluxo de caixa e de vendas, alto custo com mão de obra e suprimentos, falta de conhecimento em gestão de negócios, falta de controle financeiro, divisão entre conta pessoal e empresarial. Esses são alguns dos exemplos que a maioria dos empreendedores passa durante sua jornada com o novo negócio.
A questão principal é como lidamos com essas situações, os problemas financeiros são os maiores vilões de todo empreendedor, saber organizar e administrar o caixa da empresa é realmente uma tarefa que exige muita dedicação e foco. Em muitos casos antes mesmo de passar por um problema já existe outro logo à frente esperando para ser analisado, aqui precisamos aprender a ter o famoso “queixo duro”, isso significa que precisamos aprender a apanhar das adversidades, levar muitos “socos” no queixo e mesmo assim não cair e não abaixar a cabeça. Seguir em frente e continuar lutando é o maior exemplo de empreendedor que podemos encontrar, não existe casos de empreendedores de sucesso que não apanharam muito.
“Queixo duro” é a mais pura expressão de resignação e determinação que podemos demonstrar em um projeto ou negócio, é nos agarrando e praticando essa expressão que conseguimos entender um pouco mais do mundo empreendedor e vivenciamos toda essa experiência única e desafiadora que é “apanhar” e não cair, aprender e “bater” até vencer – que nada mais é do que empreender.