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5 dicas para ter um ótimo pós-venda

5 dicas para ter um ótimo pós-venda

O pós-venda tem um objetivo principal de atendimento ao cliente e fidelização. Deve ser considerado tão importante quanto a venda em si, ou mais em alguns casos.

Cuide sempre da expectativa inicial

Quando conquistamos um cliente ou mesmo em um namoro, a fase inicial é cheia de expectativas. Por isso mesmo merece um cuidado especial e atenção no decorrer para que essa satisfação não tenha uma queda brusca e contínua. É normal em uma relação que a expectativa seja sempre maior e no andamento do projeto, da entrega ou na prestação de serviços que ocorram problemas ou mesmo que a realidade exclua as fantasias e deixe a expectativa no nível normal.

A queda em quase maioria das vezes ocorre isso é fato, e temos que trabalhar isso para que a satisfação volte ao aceitável de maneira rápida e pelo menos se mantenha ou cresça aos poucos.

Entregue sempre mais do que o acordado e surpreenda o cliente

Aqui está um segredo que poucas empresas contam ou conseguem fazer. Entregar a mais, seja para encantar o cliente ou para surpreender! Principalmente se você trabalha com serviço, que não é tangível, é importante manter uma constante validação das entregas no que foi combinado e principalmente mostrar o que foi feito a mais, somente assim o cliente pode dizer que foi satisfatório ou que precisa renovar.

Assuma os problemas e resolva imediatamente

Como citamos na expectativa inicial, problemas ocorrem, e ninguém escapa disso, ainda mais em tecnologia ou produtos. Porém, em pesquisas, 70% dos clientes afirmam que se ocorrer problemas e eles forem resolvidos de maneira rápida, continuam a fazer negócio com a empresa.

Preveja possíveis problemas

Prevenir é melhor que remediar! Mas quem ou quais empresas efetivamente trabalham os eventos futuros e potenciais problemas que os clientes podem vir a enfrentar? Essa é uma questão importante do negócio, ser proativo e ir ao encontro do cliente antes que o problema ocorra. Ninguém gosta de surpresas ruins, muito menos você.

A sua política de relacionamento será seu guia!

O funcionário da sua empresa é um cliente, e muitas vezes nós não vemos isso como realidade, até que a insatisfação dele passe de alguma maneira para o cliente ou ainda que alguma ação problemática dele resulte em um problema.

Por isso é necessário que as empresas e os departamentos de RH criem políticas e programas de endomarketing, que valorizem os funcionários e boas ações dentro das empresas. Isso reflete diretamente para seu cliente!

Com essas dicas esperamos que sua empresa pense a respeito de uma política ou filosofia de satisfação para o cliente interno e externo, buscando melhores resultados e uma satisfação além da venda(pós-venda) porque a felicidade começa dentro de casa e o maior resultado disso tudo aparece diretamente no financeiro da empresa.

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Anderson Wenningkamp

Consultor especialista em Marketing de Relacionamento (CRM) desde 2007. Fundador da CicloCRM, empresa especializada em consultoria de Marketing Digital. Acredito que todos podem fazer um excelente relacionamento com clientes e pretendo revolucionar a maneira como as empresas se relacionam.

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