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Aprenda a usar a comunicação assertiva para obter sucesso profissional

Aprenda a usar a comunicação assertiva para obter sucesso profissional

As empresas com modelos mais modernos de gestão de pessoas já deixaram para trás a ideia de que quem é comunicativo e fala muito necessariamente se sai melhor profissionalmente do que pessoas mais tímidas. Atualmente está em alta novos conceitos sobre o convívio e diálogo dentro das empresas e a comunicação assertiva tem obtido mais destaque.

Comunicação assertiva é sobre se comunicar de forma clara e objetiva, e não necessariamente uma pessoa mais expansiva tenha essas qualidades. Se comunicar assertivamente consiste na capacidade do interlocutor de basear o diálogo a partir de um autoconhecimento e do conhecimento do outro com quem interage, refletindo sobre a melhor maneira para se relacionar com aquela pessoa para transmitir uma mensagem clara, coerente e útil.

Aplicando a comunicação assertiva

Quando a pessoa desenvolve uma comunicação assertiva, por meio de um curso específico, ou mesmo em um curso de oratória, por exemplo, ela passa a considerar mais fatores antes de iniciar um diálogo, garantindo que não irá falar levianamente.

Entre alguns fatores importantes para se executar a comunicação assertiva para obter melhores relacionamentos na vida pessoal e profissional estão:

  • Fale apenas sobre assuntos que você tenha conhecimento teórico ou prático, sem suposições e achismos, isso faz com que você perca a credibilidade;
  • Seja direto quando falar, algumas pessoas falam muito, mas tem dificuldades de expor a ideia central. A objetividade sobre o tema irá facilitar que a mensagem seja compreendida pelo receptor;
  • Cuidado com a linguagem, a atenção ao português deve estar presente na comunicação oral e escrita;
  • Use a empatia para se colocar no lugar da pessoa com a qual você está se comunicando;
  • Atenção com a linguagem corporal, excesso de gesticulação pode tirar o foco sobre o que está sendo falado.

Tímidos no mercado de trabalho

A comunicação assertiva também permite que cada vez mais os tímidos tenham espaço garantido no mercado de trabalho. A área de gestão de pessoas já busca adaptar entrevistas para que essas pessoas consigam expor melhor suas ideias e perfil. Muitas empresas já preferem esses profissionais para atuar em áreas que exijam muita concentração e foco, funções que normalmente não são desempenhadas com sucesso por pessoas muito comunicativas devido à falta de atenção comum nestes perfis.

A comunicação assertiva permite que pessoas mais introvertidas tenham melhores condições de se desenvolver no âmbito pessoal e profissional, como mostra esta reportagem do Paraná Online, pois valoriza a fala quando está é realmente necessária e ajuda a edificar os elementos fundamentais para a assertividade.

Fonte de pesquisa: Instituto Passadori

maristelaEsse artigo foi escrito por Maristela Silva. Maristela é jornalista de formação e saudosista por vocação. Tem como lema que quem tem boca vai a roma sim e chora até vendo comerciais. Vê graça na desgraça e acredita no seu cão quando ele não gosta de alguém.  

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Mariana Melissa

Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com

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