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5 perfis de clientes em evolução

5 perfis de clientes em evolução

Em tempos de crise tornou-se indispensável entender as diferenças entre os mais diversos tipos de cliente que existem. Esse estudo vem sendo abordado por grandes departamentos de marketing, vendedores e profissionais ligados à comunicação.
Existem milhares de perfis de cliente, mas apenas 5 estão em constante evolução.

Visitante – Todas as pessoas que por alguma razão visitaram seu site. Nesse estágio é imprescindível prender a atenção do contato a fim de gerar um tráfego qualificado. Também é importante utilizar ferramentas que analisem as páginas mais acessadas por eles, os conteúdos mais vistos, a taxa de retorno das visitas, além de outros dados que permitam analisar o comportamento dos visitantes do seu site.

Leads – É uma forma de qualificação de um contato. Se bem trabalhado, um lead tem chance de evoluir para o fechamento de um contrato. No funil de vendas do marketing digital é preciso capturar esses Leads (usuários que adquiriram algo gratuito em troca de informações) através de formulários de contato, solicitações de orçamento ou no caso do marketing de conteúdo, através de ofertas como eBooks, Webinars, e descontos, que podem ser disponibilizados em uma Landing Page com formulário de cadastro para download.

Potencial cliente – Voltando ao funil de vendas, agora você já tem dados relevantes sobre o potencial cliente. Antes de fazer a prospecção é preciso saber com quem está falando: o nome da pessoa, seu papel na decisão de compra, sua intenção real e etc. Nessa etapa, aqueles visitantes que foram capturados e trabalhados com o apoio do conteúdo gerado pelo Marketing passam a ser contatados pela equipe de vendas que deve se aproveitar do histórico existente para realizar uma abordagem mais certeira, aqui o Lead já passou de estágio e virou uma oportunidade. Afinal, se o seu Lead vem acompanhando materiais sobre um tema específico é muito provável que o relacionamento seja mais produtivo.

Cliente fiel – Muitos pensam que a venda acaba quando um contato assina um contrato. Pelo contrário: a venda só começa a partir do fechamento de um contrato. O cliente fiel é exigente, porém ele nunca vai te deixa na mão. Qualquer empresa deve investir na comunicação para entrada de novos clientes, desde que entendam a importância de fidelizar os já existentes. Além de fieis, esses clientes podem se tornar advogados da marca participando de debates, campanhas e do marketing boca a boca.

Gasparzinho – Diferente do acima, esse tipo de cliente é uma exceção. Na hora de pagar ele se esconde atrás de uma cortina e pensa que ninguém o vê. Quando descoberto, ele inventa uma série de desculpas para justificar falta de liquidez e foge outra vez.

Tome cuidado com clientes desse tipo! Em um cenário de altos impostos, custos operacionais e concorrência acirrada não adianta insistir em cobranças impossíveis. É necessário dedicar tempo e trabalho exclusivamente para clientes que apresentam algum potencial.

Enfim, compreendendo a diferença dos 5 perfis de cliente em evolução as empresas saberão como direcionar os seus esforços e aprenderão a fazer um plano de marketing eficiente, a fim de gerar negócios mais lucrativos. Isso aumentará bastante às possibilidades de o vendedor efetuar vendas de qualidade e fidelizar clientes.

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Matheus Mousse

Co-fundador da agencia Café com Mousse Planejamento. Formado em Publicidade e Propaganda pela universidade Anhembi Morumbi, acredita que se você for realmente relevante para o público, eles vão prestar atenção em você.

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