Propósito de marca como diferencial competitivo

Propósito de marca é a razão de existir de uma marca ou organização. É uma verdade atemporal, é um catalizador que pode revigorar e empoderar a marca.
Marcas inspiradas por propósito, têm significado para clientes, colaboradores, sociedade, para todos os seus stakeholders. A construção de marca é um processo colaborativo, e uma marca com propósito pode inspirar as pessoas a seu redor a agirem com compromisso, lealdade, defenderem uma causa, fazerem parte de uma comunidade.
Na prática funciona assim: o propósito dá o sentido e a estratégia indica a direção a ser seguida. O propósito sustenta a cultura e os valores da organização, que guiam as estratégias e táticas do negócio. A razão de existir da marca precisa ser internalizada nas pessoas e transmitida para o mercado, dia sim, outro também.
Sem propósito, a marca é uma estátua de bronze com pés de barro. Não se sustenta por muito tempo. Vivemos em um mundo onde não há mais espaço para consumo inconsciente e a comoditização. Relevância e diferenciação são palavras de ordem para as marcas se conectarem a consumidores bem informados, exigentes e com senso crítico cada vez mais apurado.
A jornada para encontrar e difundir um propósito não é fácil, nem breve. Mas vale a pena e precisa ser iniciada pra ontem. Identificar e definir o propósito exclusivo da marca, é sem dúvida, uma forma eficaz de criar uma marca forte e duradoura, que contraria previsões pessimistas e permanece viva no coração das pessoas.
Com toda a certeza o propósito da marca deve ser o objetivo o ideal de toda a organização. A marca só se transforma essencialmente no sentido “marca” quando, nas palavras da autora, permanece viva nos corações! Parabéns pelo artigo.
[Reply]
good : ) Mandou bem Karen.
[Reply]