fbpx

O marketing digital precisa é de contexto

O marketing digital precisa é de contexto

Vocês já ouviram milhares de vezes a frase “O conteúdo é rei”. Não sei mais quantas vezes já vi e ouvi esta frase ao longo dos anos. Todas as vezes elas se confirmaram verdadeiras e não consigo imaginar um contexto em que ela seja falsa. Porém, existe um aspecto do marketing que muita gente deixa passar batido.

O contexto é um conceito-chave que acaba sendo esquecido várias e várias vezes nas estratégias. A pressa de subirmos campanhas, postarmos nossas imagens, vídeos, GIFs e textos faz com que tudo isso seja feito sem um recurso analítico importante: saber onde essas ações se encaixam, quais são os objetivos e resultados esperados.

Pouca gente faz este exercício de reflexão. Os principais argumentos são “não dá tempo” ou “não sei como fazer”… Todos eles são, também, verdadeiros. É preciso fazer com que haja tempo. É preciso entender como fazer. O contexto é o conjunto da compreensão do momento certo, exposição às pessoas certas e no canal adequado.

Muitas marcas têm adotado a postura unilateral em seus canais digitais enquanto deveriam fazer justamente o caminho inverso. Isso já não é nenhuma novidade. O modelo de rede social como conhecemos hoje já tem quase uma década e nós não deveríamos precisar tocar neste assunto hoje, em 2015.

Quando as marcas falam de si mesmas de forma autoritária e pouco participativa dá a impressão que todo o avanço que aconteceu até agora não serviu de nada. Isso demonstra a falta de conhecimento sobre o contexto geral dos canais nos quais elas se fazem presentes, sobre quem é o seu público-alvo e quais temas essas pessoas gostariam de saber sobre o que você faz.

Como reverter este quadro, então? Não é nada complicado. Na verdade, basta olhar em volta, perceber quem são as pessoas que estão do outro lado da tela e também gastar alguns minutos com uma pesquisa sobre o seu mercado e quais assuntos podem fazer a diferença.

O conteúdo pode até ser o rei, mas o contexto é o reino. Como você pode concluir, não existe rei sem reino.

Qual é o seu contexto?

0

Luisa Barwinski

Jornalista, especialista em Marketing e Novas Tecnologias em Jornalismo, anda pela internet desde os idos de 1997, quando os modens ainda “cantavam” na hora de conectar. O que realmente prende a sua atenção é o conteúdo e as suas estratégias.

Um comentário em “O marketing digital precisa é de contexto

  1. A necessidade em criar conteúdo incessantemente, sem essa análise de conjuntura, é um problema sério. Dar “resultados”, pode até dar, afinal muitas estratégias de marketing dão resultados, mesmo sendo horrendas e – gostei da expressão – autoritárias. Mas estamos mesmo fazendo isso para quem? Ao traçar determinadas estratégias de marketing digital para SEO, por exemplo, busca-se muito a atenção dos robôs dos buscadores, mas e quem acessa o buscador?

    Bom texto!

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *