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Como criar um programa de Defensores de Marca

Como criar um programa de Defensores de Marca

Nos meus últimos artigos falei sobre a importância dos Defensores de Marca e dos principais benefícios que eles proporcionam para as empresas. Para mostrar como você pode começar a utilizar a força dos defensores de marca em sua empresa, resolvi escrever este post, mostrando os pontos fundamentais para criar um Programa de Defensores:

O Programa de Defensores deve estar ligado aos objetivos de negócio da empresa

Um Programa de Defensores pode ajudar em diversos objetivos de negócio. Ao criar seu programa é importante certificar-se de que ele está alinhado aos objetivos da empresa. O seu programa pode ser uma ferramenta tática para geração de leads, desenvolvimento de canais, encurtamento do ciclo de vendas, reputação da marca, desenvolvimento de produto, etc.

Conhecimento de quem são seus defensores e o que os motiva

Uma marca pode ter diferentes grupos de defensores. Além dos clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores podem ser grandes defensores da sua marca. Cada grupo desses possui sua particularidade e busca uma experiência diferente como defensor. Entender os anseios e motivações de cada um é fundamental para o sucesso do Programa de Defensores.

Desenvolver um programa gerenciável e escalável

Um programa bem sucedido poderá incluir centenas ou milhares de defensores. Ao criar o seu programa, é preciso analisar cuidadosamente como ele será gerenciado e como poderá tornar o processo escalável sem perder eficiência. Dependendo das suas necessidades, o programa poderá ser gerenciado com uma planilha, uma aplicação de CRM ou com ferramentas próprias para isso.

Campanhas envolventes para seus defensores

As campanhas com defensores são baseadas em como você irá envolvê-los. As campanhas consistem em uma solicitação, onde você pede a seus defensores para fazer alguma coisa, como escrever uma resenha de seu produto ou compartilhar um conteúdo.

Como qualquer campanha de marketing, o estilo, o tom e a criatividade irão determinar o alcance e consequentemente os resultados. O sucesso de seu programa depende também de sua capacidade de “motivar” os seus defensores. Ir diretamente fazendo perguntas ou pedidos difíceis de completar não é a melhor ideia. Isso pode desmotivá-los a realizarem suas solicitações. Comece menor, com desafios mais fáceis de completar e em seguida comece a criar desafios maiores.

Mensurar e otimizar seu programa

Como a maioria dos programas de marketing, um programa de defensores deve ser mensurado. Foque em métricas estratégicas que se relacionam com os objetivos de negócios centrais, como referências de clientes, indicações e resenhas. Tão importante quanto essas métricas, são as métricas operacionais de um programa, como taxa de engajamento por defensor e por campanha, taxa de crescimento de defensores e taxa de abandono do programa. Após analisar esses dados, deve-se usá-los para aperfeiçoar o recrutamento de defensores e os esforços para engajamento.

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Felipe Thomé

Empreendedor, Pioneiro em Marketing de Defensores (Advocate Marketing) no Brasil. Consultor de Marketing Digital. Professor em curso de MBA, Vice-Presidente da ABRABOCA - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca, Colunista do Portal Ideia de Marketing.

4 comentários sobre “Como criar um programa de Defensores de Marca

  1. Muito interessante este artigo, como trabalho diretamente com este tema foi muito útil, espero ver mais artigos assim!

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    Felipe Thomé Reply:

    Que bom, Camila! Acredito que este é o futuro do marketing e sou um entusiasta do assunto. Sempre escrevo sobre o tema.

    Se quiser trocar ideias sobre o assunto pode me enviar um e-mail: felipe.thome@vocatu.com.br
    Obrigado por acompanhar! :)

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    [Reply]

  2. Criar um time de defensores de marca é o sonho de todo profissional de marketing! E no meio digital é um desafio muito maior. Incrível esse texto, gostaria de ver mais informações sobre isso – em português.

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    [Reply]

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