fbpx

Por que devo segmentar o meu negócio? Quais vantagens?

Por que devo segmentar o meu negócio? Quais vantagens?

O mundo mudou, as estratégias mudaram e o comportamento de consumo também mudou (talvez o que mais mudou em relação há alguns anos atrás). Com a concorrência cada vez mais acirrada e o consumidor muito mais informado e antenado em tudo, segmentar o seu público é uma necessidade para sobreviver. Claro que existem exceções, empresas que atuam com uma variedade grande de produtos, podendo atender a vários públicos, mas na maioria o caso é o inverso. Empresas que querem abraçar o mundo e acabam não conseguindo nem abraçar alguns poucos clientes, que ficam confusos com tanta informação e acabam indo embora.

Para atender melhor as necessidades de nossos clientes é preciso conhecer mais esse público, saber suas preferências, gostos, costumes, tudo que conseguir extrair de informação sobre seu cliente será usado nas estratégias de marketing e vendas. Agora, se não conhecemos o perfil do cliente como vamos despertar o interesse dele para nossa comunicação?

Segmentar é acima de tudo, focar em um público e a partir disso estudar o perfil, comportamento e desejos desse público, para criar estratégias e ações que atendam a necessidade dele e que desperte sua atenção. Direcionando o seu foco em um público suas atividades passam a ser estreitamente relacionadas a esse foco e você se torna mais produtivo, pois não perderá tempo buscando coisas e informações que não te ajudaram a atingir seus objetivos.

É possível também ter mais de um segmento, desde que as estratégias sejam focadas nos estudos de cada público e a comunicação seja voltada para esse público sem confrontar informações dos públicos distintos. É um caso mais complicado, pois é exigido muito mais conhecimento e estratégia da equipe para atingir com o mesmo efeito os dois segmentos simultaneamente, porém em alguns casos é preciso agir dessa maneira para não perder clientes.

Quando definimos um público e passamos a trabalhar em cima dele, conseguimos maiores resultados a médio/longo prazo, além de maior controle sobre as ações, estratégias mais direcionadas, foco total, organização dos clientes e maior controle sobre as estratégias.

0

Thiago Maia

Formado em Marketing, atua na área comercial há mais de 7 anos, atualmente no setor de Franchising. Apaixonado por comunicação e entusiasta de vendas. Pró-ativo, curioso e muito teimoso. Acredita no poder das marcas e acima de tudo no poder das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *