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Como criar um propósito de alto impacto

Como criar um propósito de alto impacto

No último post compartilhei alguns insights que tive ao dar mentoria no evento Startup Pirates em Curitiba. O artigo de hoje é continuação daquela linha de raciocínio. Se não leu, clique aqui.

Agora que você (empreendedor) definiu exatamente seu problema / oportunidade / necessidade, segmentou seu público-alvo, detalhou uma solução real, seus benefícios e foi para a rua validar sua ideia, um excelente roteiro para se comunicar com as pessoas segue os seguintes passos:

Propósito

Tenha sempre em mente o problema e a solução, compartilhe com as pessoas o propósito pelo qual você trabalha nesse projeto. Fale com brilho nos olhos sobre como você acredita que seu produto/serviço possa transformar o mercado ou resolver o problema. Fale com ênfase o motivo pelo qual você levanta da cama, o porquê pelo qual as pessoas/empresas deveriam comprar seu produto/serviço e compartilhe a sua visão de futuro, aquela onde as pessoas/empresas se imaginam usando seus produtos/serviços.

Como funciona

Depois de inspirar as pessoas com suas crenças e visão de futuro, é hora de compartilhar os benefícios extras que seu produto/serviço oferece. Esse é o momento de falar aquela lista enorme de propostas de valor que seu produto/serviço traz para o cliente ou para o mercado.

O que resulta

Após você compartilhar sua visão de mundo e de futuro, mostrar todo o valor e potencial que seu produto/serviço pode oferecer para essas pessoas, fale de resultados. Quais resultados as pessoas/empresas terão usando seu produto/serviço? Quais resultados as pessoas/empresas já tiveram? Caso já tenha algum Case, compartilhe resultados reais e palpáveis!

Impacto

Por fim, qual é o impacto que o seu produto/serviço vai causar na humanidade ou no mercado em que você atua? Qual é a marca que seu produto/serviço vai deixar? Qual é o legado que você espera construir com essa ideia de negócio?

Depois de rascunhar isso em um papel e ir para a rua validar, aí sim comece a elaborar seu canvas. Defina bem o problema, defina quem tem aquele problema, cria uma solução simples e objetiva para ele. Tenha sempre em mente os 3 principais benefícios, compartilhe suas crenças e sonhos, fale com brilho nos olhos, com entusiasmo, entregue mais benefícios, compartilhe os resultados que as pessoas/empresas irão obter se utilizarem seu produto/serviço e, por fim, inspire o cliente a fazer parte do impacto que você quer causar no mundo. O objetivo não é fazer negócio com quem precisa do que você produz. O objetivo é fazer negócio com quem acredita no que você acredita. Nada menos interessa!

Qual é a marca que você vai deixar no mundo com o seu produto/serviço? Inspire os outros leitores aí nos comentários!

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Julio Lussari

MBA em Marketing e Gestão de Negócios, é consultor, ministra oficinas, dá aulas, é palestrante e blogueiro nas áreas de Inovação em Planejamento de Carreira, Empreendedorismo, Inovação em Modelos de Negócios e Marketing Estratégico.

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