Empreender também é coisa de criança

Da próxima vez que o seu sobrinho lhe oferecer uma sociedade na venda de pulseirinhas Rainbow Loom – acredite, alguém ainda vai te oferecer uma – pense duas vezes antes de recusar a parceria. Com um jeito não convencional de explorar empreendimentos e renovando o mercado de ideias, as crianças começam a ganhar destaque na imprensa por seus feitos inovadores e disruptivos.
Peter Drucker, uma referência nos mundo dos negócios, não deve ter imaginando que, de alguma forma, povoaria os sonhos pueris de alguns jovens empreendedores. Considerado o pai da administração moderna, Drucker (1909-2005) parecia adivinhar o que estava por vir com a nova onda da economia criativa e da força jovem na economia. Grande defensor das pessoas como fator de sucesso empresarial, Drucker afirmava que para sobreviver e ter sucesso, cada organização teria de se tornar um agente da mudança e que a forma mais eficaz de gerenciar essa mudança seria criá-la.
Em verdadeiras organizações modernas, jovens empreendedores dividem as horas de brincadeira no playground com a administração de seus negócios – que vão desde a venda direta ao consumidor até grandes lojas virtuais de alcance internacional.
O que esses jovens empreendedores têm em comum? Algumas das características compartilhadas pelos pequenos gestores são inclinações à iniciativa, uma rede de contatos eficiente, muita coragem para se aventurar em um mundo desconhecido, um bom entendimento de divulgação e marketing, visão de futuro e foco em pessoas.
Mas o que tem atraído tanto a atenção da garotada? É simples, é no empreendedorismo que a petizada encontra a oportunidade de colocar em prática alguns desafios que parecem ter saído de um game moderno, além ,é claro, de uma ótima oportunidade de complementar a mesada e realizar sonhos pessoais.
Escolas e cursos livres já começam a oferecer noções básicas de empreendedorismo para crianças e não vai demorar muito para encontrarmos certas mudanças mercadológicas para acomodarmos os mais novos e determinados administradores de empresas.
Conhece alguma criança empreendedora? Que tal convidá-la a contar sua história aqui nos comentários. Podemos estar diante do próximo grande nome de sucesso empresarial.
O Sebrae tem um bom projeto denominado JEPP — Jovens Empreendedores Primeiros Passos para o Fundamental I e II.
[Reply]