Com amor, seu presidente

“Caros Sr. e Sra. Cliente,
Estou aqui para expor meus profundos pesares enquanto líder. Quero expressar minhas sinceras desculpas; me justificar em meio ao caos e desordem. Há momentos em que me torno repetitivo. Quase um ciclo. Mesmos erros. Pelo menos, é o que dizem os livros. Eles me dizem que não posso me explicar, mas vejo urgência em escrever estas palavras. Visto os mesmos calçados e ando pelos mesmos caminhos tortuosos; uso pretextos velhos. Palavras suicidas, daquelas que, mesmo não sendo vãs, parecem voltar sozinhas e perdidas. Atitudes equivocadas. Planejamentos egoístas. Minha gestão está manca.
Espero que possam me perdoar por não ouvi-los. Não tenho motivado minha equipe em se empenhar não só pela qualidade, mas a saúde dos nossos relacionamentos. Minha liderança está escassa. Talvez esteja cansado, pois não vejo soluções que por ventura favorecem minha didática.
Estou com o meu departamento de relações públicas trabalhando para que a publicidade mal interpretada, o lote de produtos com defeitos e os conflitos sejam minimizados. Estamos pesquisando por soluções que possam permitir a exposição de ideias e então, estarmos em concordância.
Que nossos arrependimentos gerem mudanças, e não outros arrependimentos. Não quero desvirtuar meus valores. Vamos criar lógicas diferentes e afastar os velhos paradigmas que nos rotulam; estimular um modelo de empatia, contentamento e respeito.
Acredito que um gesto honesto pode criar outros tão honestos quanto. Permita-me ser exagerado e, às vezes, impulsivo em minhas desculpas – e este impulso seria com as mais boas intenções. Quero encarar este erro como uma oportunidade de crescermos juntos. Desculpe-me pelas dualidades e controvérsias; pelos textos mal escritos e compreendidos.
Que possamos caminhar juntos. Poderia conquistá-lo ao dizer o nosso lema, aproveitar esta ocasião e melhorar a imagem da empresa. Talvez se eu lhes mostrar meu currículo e me posicionar de forma diplomática e boa oratória, ou sendo persuasivo e manipulador, consigo reverter tudo o que aconteceu, ofuscando os erros e ganhando sua confiança, afinal, ao meu ver, em nosso país, o comodismo tornou-se tradição. O brasileiro se esquece fácil do que diz acreditar, dos seus posicionamentos, das verdades pela qual luta e os ideais que buscam. Tudo é muito rápido e erroneamente planejado – e me incluo neste grupo. Mas acredito que um “desculpas” finalize melhor.
Acredito que a liderança, seja em qual segmento for, deve se feita com atenção, ponderação, mansidão e humildade.
Com amor,
Seu presidente.”
*Essa carta é fictícia e tem a intenção de expressar os anseios e comportamentos de um líder moderno.”