fbpx

Acelerando a Liderança – Parte 1

Acelerando a Liderança – Parte 1

Ando estudando bastante sobre Growth Hacking, que nada mais é do que um conceito, que agrega um conjunto de práticas, para que o empreendedor acelere o crescimento de sua empresa, produto ou serviço.

Fui convidado para dar uma palestra no evento Curitiba Jr. (evento que reúne todas as empresas juniores da capital paranaense), para falar sobre liderança. Aproveitando o gancho do que estou estudando com o que vou proferir nessa palestra, pensei: por que não misturar as duas coisas? Esse e os próximos dois posts vão tratar justamente da pesquisa, reflexão e compilação de informação que vou utilizar na palestra.

Dentro do contexto atual, os colaboradores precisam de motivação constante para manter o trabalho e a produtividade em alta. Até a década de 90, podemos dizer que a maioria dos profissionais trabalhavam apenas porque tinham que trabalhar, ou seja, faziam o necessário por sua sobrevivência. Hoje em dia, há um sentimento e uma busca continua por propósito, fazendo com que a cultura e comunicação da empresa se adapte a isso.

Nesse contexto, para acelerar o processo de liderança, podemos elencar alguns aspectos fundamentais:

Propósito – Por que você levanta da cama? Por que você trabalha todos os dias? Por que seus colaboradores deveriam se importar e te seguir? Aliás, por que alguém deveria se importar? Se as respostas para essas perguntas forem suficientemente sólidas e inspiradoras, as chances de você passar pelos momentos difíceis sem esmorecer, mesmo recebendo impacto de todos os lados, são muito maiores.

Objetivo – Todo líder que se destaca de verdade sabe exatamente onde quer chegar. Você por acaso seguiria alguém que não sabe para onde vai? Além de ter plena convicção e confiança de onde se quer chegar, TODOS os colaboradores, sem exceção, precisam estar cientes dos objetivos finais de forma clara e transparente, e engajados o suficiente a torná-lo realidade.

Plano de Ação – Agora que estão claros os motivos pelo qual fazer algo e o que, objetivamente, se quer alcançar, é hora de definir o passo-a-passo. Defina claramente as ações a serem executadas, seja de forma construtiva (ação após ação que o leve a atingir o objetivo) ou descontratada (listando as ações a partir do objetivo até o estado atual). Aqui é o momento perfeito para delegar funções e tarefas. Lembre-se: as pessoas querem e precisam se sentir úteis.

Exemplo – Definido o plano de ação, dê o exemplo. Nos EUA existe um ditado que diz que uma conquista só vale a pena se tiver sangue, suor e lagrimas envolvido. O que distingue líderes de chefes é a ação massiva e ininterrupta daquele que está a frente. Aquele que age, que realiza e que não para, independente do que aconteça, será sempre o ponto de referência daquele que, em algum momento do percurso, se desestimulou.

O objetivo de qualquer líder nos dias de hoje, não deve ser o de ter a melhor equipe. O objetivo deve ser de contratar os melhores que acreditem no que você acredita. Aqueles que tenham motivos claros pra levantar da cama, que acreditem no objetivo a ser buscado, que executem de forma ímpar a parte que lhes cabe no plano de ação e que trabalhem com sangue, suor e lágrimas, de forma massiva e ininterrupta.

Entender, absorver e aplicar essa linha de raciocínio pode, de fato, acelerar o seu processo de liderança. Nos próximos artigos falarei sobre as diferenças entre um ótimo, um excelente e um líder extraordinário. Não perca!

 

0

Julio Lussari

MBA em Marketing e Gestão de Negócios, é consultor, ministra oficinas, dá aulas, é palestrante e blogueiro nas áreas de Inovação em Planejamento de Carreira, Empreendedorismo, Inovação em Modelos de Negócios e Marketing Estratégico.

2 comentários sobre “Acelerando a Liderança – Parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *