fbpx

É hora do show! 10 passos simples para se preparar antes de uma apresentação

É hora do show! 10 passos simples para se preparar antes de uma apresentação

Quem nunca ficou nervoso no dia daquela grande apresentação que atire a primeira pedra! Muitas pessoas dizem que o frio na barriga é bom, mostra que você ainda está vivo e aquilo no final das contas te dá prazer.

Darlene Price, autora do livro “Well Said! Presentations and Conversations That Get Results”, oferece dicas preciosas de como se comportar antes da apresentação.

Abaixo, 10 dicas de como se preparar e ficar mais calmo antes da apresentação:

1 – Inspira, respira, não pira. A ansiedade faz com que nos sintamos com mal-estar, respirar profundamente alivia o stress causado pela ansiedade, oxigenando o cérebro, cortando o efeito da adrenalina.

2- Conheça o campo de batalha. Conferir o local de apresentação, assentos, computador e som, nos deixa tranquilo quanto a possíveis problemas na hora. “Isso mostra ao público que você está preparado e ajuda a garantir que a sua apresentação corra bem”, diz Price.

3 – Conheça seu público. O palestrante deve ser o mais participativo possível nos minutos que antecedem a apresentação, conversando com o máximo de pessoas, iniciando uma conexão de alguma forma. “Isso mostra ao público que você é acessível e agradável,” explica Price. A apresentação passa a ter um tom pessoal.

4- Percorrendo o caminho de tijolos dourados. Imagine seu momento inicial e como irá abordar aquele grande público. “Comece com uma citação, história pessoal ou estatística alarmante – ensaiando as primeiras frases várias vezes”, sugere Price. Mostre confiança!

5 – Positividade gera positividade e vice-versa. Imagine-se andando até o pódio, sorrindo, e em seguida, visualize o resultado que você quer, como as pessoas o cumprimentando. “Aproveitar o poder da conexão mente-corpo significa que você pode aprender a usar seus pensamentos para influenciar positivamente as respostas físicas do seu corpo”, diz Price. Vamos pensar: “Eu posso, eu consigo”.

6- Sorria, você está sendo filmado. Com um sorriso você mostra que está ali fazendo o que gosta. Além do que, sorrir relaxa o corpo. “Fisiologicamente, sorrir emite endorfinas no cérebro que acalma os nervos, cria uma atitude agradável, e promove uma sensação de bem-estar”, diz ela.

7- Bebeu água? Tá com sede? Mantenha-se hidratado. Beba muita água antes de falar e mantenha sua garrafa de água com você em todos os momentos. Um pequeno gole de água quente ou a temperatura ambiente, se possível com limão. “Isso ajuda com a boca seca, corta o acúmulo de muco na boca e limpa garganta,” diz Price.

8- Let’s exercise. Você pode planejar uma pequena atividade física antes da apresentação em público, caso não consiga, fazer alongamentos e andar pelos ambientes do local já deixa o corpo mais leve. “Isso livra o corpo de excesso de energia e envia oxigênio para o cérebro”, diz ela.

9- As 3 verdades. Você é o (a) cara! Eles acreditam nisso. Eles querem que você vá bem, eles ganharão com isso. Por último, eles não vão saber quando você errou.

10 – Estar a postos. No caso de você ser o palestrante já estará preparado, porém no caso de ser uma segunda pessoa a ter a palavra, ficar em pé minutos antes em alguma parte da sala, deixa seu corpo pronto para a ação. Vamos usar a adrenalina a nosso favor. “A posição sentada é imóvel, passiva e inativa. Em pé, você circula a energia antes do tempo, dá ao seu corpo uma chance de se aquecer, e coloca-se em uma postura de ação.”

Price diz que não devemos desperdiçar esses preciosos minutos antes da apresentação. “Use todos os momentos para se preparar mentalmente e fisicamente para um desempenho dinâmico.”

E você, tem alguma dica de como se preparar para compartilhar com a gente? Até a próxima…

 

0

Felipe Dias

Marketing em formação (2ª graduação), com um MBA em Gestão Empresarial saindo do forno e pensando no próximo. Trabalha como Analista de Business intelligence na agência GRITO.cc. Carioca da gema, apreciador do mate de galão, apaixonado pelo digital, fã de séries, esportes e um bom petisco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *