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Qual o lugar da sua marca no universo?

Qual o lugar da sua marca no universo?

Uma perguntinha meio estranha, não é? Ainda assim, acho que precisamos fazer esse tipo de pergunta para que possamos entender melhor as decisões que tomamos, as ações que fazemos e tudo mais que está ao nosso redor.

Existe uma verdadeira infinidade de caminhos que você pode seguir. Imagine um universo de elementos-chave para a sua estratégia: e-mail marketing, redes sociais, blogs, revistas, vídeos e tantas outras plataformas. Imagine que cada um desses elementos é um planeta.

Qual é o lugar da sua marca no universo? Em qual planeta ela está? Onde você apostará suas fichas? Como vai fazer para o seu “astronauta” pular de um planeta para outro? Muitas perguntas, não é? Pois bem, existe algo muito poderoso que é capaz de fazer com que as pessoas partam para aventuras absurdas e malucas junto com você.

Esse tal “elemento X” nada mais é do que uma boa história. Foi-se o tempo em que apenas executar ações em plataformas trazia algum diferencial para as marcas. Hoje, sabemos que estar no Facebook ou imprimir uma revista para seus consumidores nada mais é do que “parte do plano”.

Porém, existem diferenças entre apenas fazer e fazer bem feito. Quando executamos uma estratégia de canais com um fio condutor, ou seja, uma história, encontramos um monte de pessoas dispostas a nos seguir – não importa o canal. Basta dar a pista e as pessoas continuarão por conta própria.

Kirk Cheyfitz, CEO e chief storyteller da Story Worldwide, compara as marcas ao sol e as pessoas à galáxia. Para fazer com que os raios deste sol cheguem aos mais diversos cantos da galáxia, é importantíssimo saber criar uma história que diferencie. Lembre-se: não interrompa, apenas convide.

Para concluir o pensamento de hoje: construa experiências, conte histórias.

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Luisa Barwinski

Jornalista, especialista em Marketing e Novas Tecnologias em Jornalismo, anda pela internet desde os idos de 1997, quando os modens ainda “cantavam” na hora de conectar. O que realmente prende a sua atenção é o conteúdo e as suas estratégias.

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