fbpx

Como “To do lists” podem te ajudar a ser mais produtivo

Como “To do lists” podem te ajudar a ser mais produtivo

Você já se pegou no final do dia de trabalho com aquela sensação de que esqueceu de fazer alguma coisa, mesmo tendo feito várias outras e só lembra o que era no dia seguinte?

Pois bem, eu também.

Com nossos dias cada vez mais corridos, mais coisas para lembrar e muitas outras para fazer, claro que uma ou outra acaba passando despercebida. E como temos milhões de apps para quase todas as situações, não poderiam ficar de fora os aplicativos de “to do lists” (lista de tarefas) que podem ajudar o seu dia a ser mais produtivo.

Esqueci de responder aquele e-mail

“Você está fazendo aquele relatório importante e chega um e-mail que só pelo assunto já sabe que não pode deixar de responder. Dá uma passada de olho e deixa para responder assim que acabar o relatório. Porém, você esqueceu de deixar marcado como “não lido” para checar os e-mails destacados posteriormente.”

O interessante de alguns “to do lists” é que você pode ter várias listas: uma pessoal, uma para o trabalho, uma para determinado projeto… E melhor ainda, existem alguns que permitem você colocar um lembrete de tempo. O Wunderlist tem muitas funções interessantes e práticas, como essa de lembrar em ‘X’ tempo. Uma maneira prática é criar um to-do do tipo “responder e-mail do fulano” e lembrete dentro de uns 20-30 min. Tempo necessário para você acabar o relatório e não esquecer de responder!

Organizando o dia

Não sabe por onde começar o dia? Liste as principais tarefas e estipule um prazo para cada uma. Assim, de X em X tempo você receberá um lembrete da próxima atividade, o que pode te ajudar a organizar melhor e priorizar as coisas do dia. No Evernote, por exemplo, você pode criar um checklist com lembretes e ir riscando cada um após completar.

Pautas de reuniões

Reuniões são sempre complexas e normalmente ao final delas, existem ações para serem tomadas. Criar uma lista e adicionar todos os assuntos conversados e posteriormente, completando-as é bem interessante. O Any.Do, além dos aplicativos para iOS e Android, possui extensão e versão web.

**Bonus: Pomodoro!

A técnica pomodoro é bem conhecida e tem o intuito de maximizar a produtividade. Ela consiste em dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, chamados de ‘pomodoro’. A cada 25min, tirar de 3-5min para fazer uma pausa, e após 4 ‘pomodoros’ fazer uma pausa mais longa. Essa pode te ajudar (e muito) a conseguir mapear quanto tempo você leva para fazer alguma atividade.

E você? Utiliza algum outro app/método para monitorar as atividades e buscar maximizar o tempo? Conte para gente nos comentários.

0

Arthur Castro

Respira Mobile e inovação. Sempre conectado com algum iGadget, é exemplo vivo dessa geração "alguma letra". Além de escrever aqui e em outros blogs, é palestrante e passa os dias criando apps.

3 comentários sobre “Como “To do lists” podem te ajudar a ser mais produtivo

  1. Eu uso o software “TODOIST” já tem um tempo e minha produtividade aumentou muito. Não apenas na forma como trabalho, mas principalmente na QUALIDADE do meu trabalho. Além de ser uma excelente ferramenta é extremamente barata se você levar em consideração os benefícios que ele oferece para você! Recomendo.

    0

    [Reply]

    Arthur Castro Reply:

    O “Todoist” é uma alternativa interessante também Leandro! Existem muitas to-do’s interessantes e que ajudam (E MUITO) na qualidade e produtividade. Valeu por compartilhar sua experiência ;)

    0

    [Reply]

  2. Esses aplicativos para organização de tarefas são realmente muito úteis. Durante a rotina de trabalho, as vezes esqueço que devo levar alguma coisa para faculdade. Ou quando estou realmente cheias de coisas pra fazer, esqueço meu lanche no frigobar do escritório ou minhas canetas em cima da mesa. Quando eu me lembro? Quando meu estômago ronca na sala de aula e quando preciso escrever.
    Atualmente estou usando o Google Keep, tem sido prático pois posso organizar por cores. A única coisa é que ele não tem nenhuma função de alerta, e isso faz com que eu tenha que ficar olhando toda hora essa aba. Talvez seria uma boa ideia testar algum dessa lista.
    Muito bom assunto, parabéns pelo artigo!

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *