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Instagram para a sua empresa: ter ou não ter, eis a questão! – Parte 1

Instagram para a sua empresa: ter ou não ter, eis a questão! – Parte 1

Depois de abordar no meu texto anterior o poder que a hashtag tem e como ela poderia ajudar a sua empresa, nada melhor que abordar a maior rede de mídia social móvel do mundo, estou falando do Instagram. De acordo com Marcio Garcez, diretor de negócios do Google Brasil, os consumidores brasileiros conectados a internet já são 50% da população (cem milhões de brasileiros).

Nesse sentido, o digital já é uma mídia de massa e deve ser considerado como tal no planejamento das campanhas. Um estudo recente da União Internacional de Telecomunicações (TIC), mostrou que já são quase 6 bilhões de assinantes móveis ativos no mundo, superando facilmente a outros métodos de acesso como a banda larga e dial-up. Na verdade, o uso de celulares cresceu 45% ao ano nos últimos quatro anos, ou seja, estamos de fato na Era Mobile.

Para as empresas que pretendem construir suas marcas conectadas com o social e mobile, o Instagram destaca a importância através de uma narrativa visual. Sua popularidade vem da capacidade de publicar fotos com um quê de estilo através da aplicação de filtros. O compartilhamento está habilitado para uma variedade de serviços de redes sociais como Facebook, Twitter, Tumblr, Flickr e Foursquare.

Algumas pesquisas e dados mostram motivos para que a sua empresa participe dessa rede social: já são mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa feita pela startup Olapic, o Instagram é a rede social que tem o crescimento mais rápido e mais engajamento.  O engajamento no Instagram é 15 vezes maior do que o Facebook, com usuários gastando em média 257 minutos por mês. O Instagram recebe 1.000 comentários e 8.500 likes por segundo. Isso vem de 1,2 bilhão de likes por dia. Mais de 16 bilhões de fotos foram compartilhadas até à data, com uma média de 55 milhões carregamentos por dia. De acordo com um estudo da Forrester, anúncios de marcas no Instagram conseguem 58 vezes mais engajamento por seguidor do que o Facebook, e 120 vezes mais engajamento por seguidor do que o Twitter.

De acordo com a Forbes, as redes sociais que trabalham com imagens e micro-videos, no caso o Instagram, continuarão em ascensão. E por que o Pinterest não é abordado nesse momento? O que o Instagram tem de especial? A resposta é simples, experiência mobile. Mesmo o Pinterest tendo uma presença móvel, o seu maior uso ainda é oriundo do desktop, e se o intuito é atingir visualmente os consumidores always-on, o Instagram oferece a melhor experiência atualmente, pois seus consumidores são inteiramente mobile. Além do que, o Instagram não faz uso de algoritmos para decidir quem vê o quê como o Facebook faz, fazendo com que o usuário possa ver todo o conteúdo postado pela sua empresa e por todas as contas que ele segue, em ordem cronológica. Através dele conseguimos construir relações estreitas com nossos públicos, desenvolvendo estratégias visuais e representando visualmente as identidades das marcas.

O porquê ter já foi abordado, mas como a sua empresa pode agir no Instagram?! Em breve aqui no Ideia.

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Felipe Dias

Marketing em formação (2ª graduação), com um MBA em Gestão Empresarial saindo do forno e pensando no próximo. Trabalha como Analista de Business intelligence na agência GRITO.cc. Carioca da gema, apreciador do mate de galão, apaixonado pelo digital, fã de séries, esportes e um bom petisco.

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