fbpx

Três observações que podem tornar o seu trabalho mais agradável e eficiente

Três observações que podem tornar o seu trabalho mais agradável e eficiente

Há tempos venho analisando meu comportamento e o de colegas de trabalho diante de diversas situações profissionais, e depois de uma semana atribulada e lotada de informações, fiz um registro de ideias que acredito serem mais relacionadas à vida pessoal do que profissional, mas que podem ter um impacto enorme nesta última:

Acredite, sempre existe alguém que conhece o mesmo assunto de um jeito completamente diferente

Não importa o quanto você tenha estudado, o quanto você esteja inserido no mercado ou na intelectualidade, não importa quantos livros sobre o tema você já leu, sempre dá para encontrar alguém que vai saber mais do que você sobre o assunto. O mais legal: sempre tem alguém tratando do mesmo assunto, de uma maneira completamente diferente, ou da mesma maneira, mas utilizando um método que você não conhecia. Isto mostra que o seu saber pode ser muito importante, e é exatamente isto que te leva a ver que o da outra pessoa pode ser ainda mais. Compreender isto torna o mundo menos arrogante e aumento o fluxo de informações.

Trabalhar desta forma, te torna ainda mais eficiente porque aumenta o seu capital de informação e te faz olhar além do horizonte, mas é um exercício constante para além das próprias certezas. Exige um esforço fora da zona de conforto.

Estabeleça etapas para o seu trabalho

Métodos existem para serem utilizados, colocados em prática. É importantíssimo durante a criação de um projeto trocar ideias com diversas pessoas, ter acesso a diversas fontes, e eu julgo que a grande parte do sucesso de um projeto mora aí. É onde surgem as melhores ideias e o grande entusiasmo para encarar as vicissitudes do processo. Porém existem métodos que facilitam a extração e reunião de dados, a execução do passo a passo e a coesão do grupo de trabalho. Isto não quer dizer que deva virar uma chatice. O método só existe porque alguém em algum momento sintetizou erros e acertos na construção de algo. Segui-lo é interessante para não se perder em caminhos que levem o trabalho para longe do propósito inicial e a cada etapa concluída você recebe em troca pequenas doses da rica sensação de dever cumprido. Determine o que deve ser descoberto durante o seu projeto, tenha claro isto em mente. Determine quais informações são relevantes e como você pode chegar nelas. Identifique quais são as diferentes formas de executar seus planos, as mais interessantes. O caminho fica mais fácil quando sabemos para onde estamos indo.

Explore

Pode parecer óbvio, mas infelizmente não é. Dê o seu máximo para conhecer pessoas que possam lhe ajudar a construir estratégias. Faça amigos, parceiros de trabalho, converse com gente que concorda com você e com quem não concorda também. Mantenha-se atualizado, conheça ideias novas. Vá dar uma volta nas redondezas, dê uma volta em lugares que nunca foi. Sempre existe, um comportamento novo, uma linguagem nova, ângulo novo de ver as coisas. Às vezes andar apenas já refresca a mente. Muitas vezes as ideias surgem do inesperado, de algo que não tem a ver. O mais importante aqui é renovar seus padrões de pensamento, sair da caixa, encontrar um novo olhar. Tudo isto tem a ver com o primeiro passo, mas pode ser executado o tempo todo, e traz uma energia a mais pra vida.

0

Carolina Feitoza

Cientista Social e estudante de Design de Moda. Apaixonada por antropologia, arte contemporânea e design. Interessada em comportamento, consumo e comunicação. Atua como pesquisadora de consumo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *