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10 lições que os seus concorrentes podem ensinar sobre mídias sociais

10 lições que os seus concorrentes podem ensinar sobre mídias sociais

Se existe algo que pode ajudar muito na hora de construir um plano de conteúdo para a sua marca esta coisa é o monitoramento da sua concorrência. Digo isso porque poucas coisas são tão valiosas quanto aprender com os erros – principalmente quando os outros é que erraram!

Por isso, hoje vamos focar nessas 10 lições e aprender com os nossos concorrentes!

1. Mantenha os olhos sempre abertos. Esta primeira lição é o mínimo que podemos fazer. Estar sempre informado sobre o que os seus concorrentes estão fazendo é crucial para qualquer etapa dos negócios e não poderia ser diferente nos seus canais de mídias sociais.

2. Tenha ferramentas de monitoramento. Existem várias opções no mercado e você pode encontrar boas fontes de insights para montar suas estratégias. Procure ferramentas completas e bem avaliadas. Eu sugeriria o Scup e o Brandwatch como boas referências.

3. A grama do vizinho nem sempre é mais verde. Sempre tendemos a achar que o nosso concorrente está arrasando. Porém, pode ser que ele esteja errando feio na estratégia. Portanto, mantenha o foco em criar as diretrizes que melhor se aplicam à sua realidade!

4. Aprenda a explorar oportunidades. Uma das vantagens de ficar de olho no que o seu concorrente está fazendo é poder aproveitar a brecha de algum erro que ele tenha cometido ou perceber que você pode criar melhores condições de vendas.

5. Cuidado com a repetição. Este é um problema muito comum entre marcas do mesmo nicho. Geralmente todas adotam o mesmo tom e as comunicações acabam ficando muito parecidas. Lembre-se: procure inovar e explorar diferenciais.

6. Datas comemorativas nem sempre são válidas. Sabe o que falamos no item 5? Então, isso também vale quando o assunto é calendário de datas comemorativas. É de praxe ter este documento por perto e o seu concorrente sempre o terá. Por isso, avalie se postar sobre essas datas é relevante. Se for, faça algo diferente ou então caia no mar do “mais do mesmo”.

7. Como anda o engajamento dele? Às vezes nós nos deixamos levar pelo total de fãs e seguidores dos nossos concorrentes. Entretanto, esse número pode não significar nada. O que importa mesmo é o total de interações úteis. Como anda este número?

8. “Compre, compre, compre”. Se o seu concorrente só utiliza as mídias sociais para empurrar vendas e falar sobre produtos, mostre que você pode fazer diferente com o seu conteúdo. Procure alternativas mais interessantes e menos vaidosas.

9. Conteúdo sem pé nem cabeça. Existe um limite entre aproveitar assuntos do momento (hypes e memes) para engajar a sua audiência. Se você percebeu que o seu concorrente passa mais tempo postando sobre o Chapolin Irônico do que algo relevante sobre o nicho de mercado e o consumidor, cuidado! Não siga a onda dele.

10. Já falei para manter os olhos sempre abertos? Não custa reforçar o nosso primeiro ponto. Estar alerta ao seu mercado e aos movimentos da concorrência é a chave de qualquer boa estratégia de marketing e negócios. Portanto, siga todos os passos que comentamos aqui e, quando chegar ao número 10, revise e comece de novo. Só assim temos um bom framework de trabalho.

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Luisa Barwinski

Jornalista, especialista em Marketing e Novas Tecnologias em Jornalismo, anda pela internet desde os idos de 1997, quando os modens ainda “cantavam” na hora de conectar. O que realmente prende a sua atenção é o conteúdo e as suas estratégias.

2 comentários sobre “10 lições que os seus concorrentes podem ensinar sobre mídias sociais

  1. Luiz meus sinceros parabéns, a limpidez e clareza de informações e objetivos nos teus escritos são memoráveis, quero aprender essa ciência, siga em frente gostei muito do conteúdo e da maneira simples e clara que expôs que almejava.

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