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Sua marca precisa mudar? Reposicione-a

Sua marca precisa mudar? Reposicione-a

Quando no final dos anos 80 a liderança de marca se tornou um assunto importante entre empresários, muitos consideraram apenas um modismo que possivelmente não duraria até a década de 90. No entanto, todos os ramos da indústria começaram a perceber que a fidelidade a algum produto, a forte associação das pessoas com as marcas e o grande apelo nas vendas que poderia ser construído, apresentavam-se como fortes argumentos para que cada dia mais as marcas fossem valorizadas.

Com as marcas ganhando cada vez mais importância no cenário mundial, surge a necessidade de algumas buscarem um reposicionamento. A constante aceleração do mercado, a força da concorrência e o anseio dos consumidores por algo novo, fizeram com que os empresários percebessem que apenas criar as marcas não seria mais suficiente, e assim iniciaram uma preocupação com adaptações dessas marcas aos cenários atuais. Esse reposicionamento exige muito esforço e gera algumas mudanças nas organizações, durante a reformulação pode-se apresentar pequenas adaptações ou até mesmo uma reconstrução total do conceito de cada marca, o que implicará diretamente na percepção que o consumidor terá diante da nova proposta.

Buscando obter o maior retorno possível em um futuro reposicionamento, (SERRALVO; FURRIER, 2007), apresentam três passos imprescindíveis para realizar este processo:

Diagnóstico: abrange todo o estudo que deve ser realizado antes da reformulação da marca, como análise de mercado, posicionamento atual e objetivos futuros. Análise de concorrentes também é fundamental para buscar um novo posicionamento.

Decisão: refere-se a definição de opções para o futuro posicionamento, após realizadas as análises iniciais, formatam-se opções para que uma delas seja escolhida como a diretriz principal.

Implantação: passo final que compreende o que será entregue ao cliente final, a promessa da marca e a manutenção da fidelização dos clientes. Deve-se obter o controle da implementação através do composto de marketing, assim o monitoramento com suas devidas métricas torna-se essencial para o sucesso do reposicionamento.

Construir uma marca forte, com possibilidade de diferenciar-se da concorrência é o desejo de todo o gerente de marketing, mas para conseguir clientes fiéis e dispostos a pagar um preço mais elevado pelo seus produtos é necessário que possuam a capacidade de analisar e avaliar constantemente a marca em questão, realizando assim os ajustes necessários para alcançar o sucesso.

E nunca esqueçamos que tanto para a construção, quanto para a reformulação de uma marca, o que realmente precisamos encontrar é o sentido e o significado que esta nova marca terá. Deixo como reflexão uma questão que ouvi na palestra de um dos mais importantes especialistas de marcas do país, Arthur Bender, que disse: Além de atrair clientes apaixonados, conseguiremos que nossa marca seja verdadeiramente capaz de transformar algo na nossa sociedade?

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Marcus Tonin

Sócio da Candoo Comunicação e Branding e Consultor de Marketing pelo Sebrae. Apaixonado pela comunicação, que ainda acredita que esta deva ser realizada pelas pessoas, e não por seus meios.

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