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Amazon: “Eu sei o que você irá comprar!”

Amazon: “Eu sei o que você irá comprar!”

Olá pessoal, neste artigo chamei uma colega super especial para dividir as linhas comigo, Erica Ariano, também colunista aqui no Ideia de Marketing.

Pouco tempo atrás vimos o projeto audacioso do nosso colega Jeff, CEO da Amazon, de realizar a entrega dos produtos através de Drones, máquinas voadoras como ilustrado pela empresa no vídeo abaixo:

Bom, esse plano mirabolante já é coisa do passado. Isso porque a notícia de uma nova patente da gigante do comércio eletrônico explodiu cabeças por toda a internet. A patente dá a entender que a Amazon irá entregar antes de você clicar no botão de compra. Isso mesmo, mas como eles farão isso?

curso-brandingA patente chamada de “envio antecipado”, aprovada em 24 de dezembro de 2013, é um sistema de transporte projetado com o objetivo de reduzir o tempo de entrega, através de um cenário de pré-embarque. A empresa utilizaria uma sofisticada métrica de análise de dados, levando em conta perfis de consumo, listas de desejos, compras anteriores e o tempo que o usuário passou na página do produto, para determinar a área geográfica com  mais chances de haver demanda. Todas estas análises sendo realizadas em tempo real, então quando o consumidor começa a buscar por ‘mug’ (caneca em inglês), é dada a largada na segunda parte do sistema, a entrega física. Mesmo sem o cliente ter comprado os caminhões saem do centro de distribuição para os locais de entrega até que a compra seja definitivamente realizada, servindo como ‘estoques móveis’.

Esta ideia é até o momento o melhor uso para o Big Data, na minha opinião, achei simplesmente fantástico o modo como irão unificar uma boa logística, dados e tempo de entrega record, além da possibilidade de tornarem a compra irresistível para o consumidor.

Mas como este processo ocorre? De onde vem as informações?

Graças ao Big Data, a Amazon tem grandes chances de saber o que você quer, e para garantir o aumento de sua receita ela enviará antecipadamente determinados produtos para diferentes áreas do país com base nos hábitos de compra e buscas das pessoas que vivem naquele local. Quando ela perceber que você está online, disparará descontos exclusivos para você naqueles produtos. Afinal, se você já está na loja e os produtos já estão em sua região, o ideal é que a venda  aconteça.

Para surpreender anda mais, algumas vezes, ela entregará produtos diretamente na porta, tendo você os comprado ou não. A Amazon confia tanto nas informações do Big Data e nas análises que faz a partir dele que está disposta a se arriscar. Ela acredita, por exemplo, que se você é um Star Wars fanatic não ficará  chateado se chegar em sua casa o mais novo bonequinho da coleção. O que pode acontecer é você devolvê-lo, pagar por ele, ou aceitar como presente. “Entregar um pacote na casa do consumidor como um presente promocional pode gerar grande afeição”, diz a patente. Mas a gente entende que o objetivo mesmo é fidelizar o cliente, claro!

Ainda não existe prazo para que essa implementação aconteça, mas a gigante da internet quer mesmo entrar em uma nova dimensão nas vendas online. Chega a ser assustador a maneira como ela deseja se integrar a nossas vidas, não?

Curtiu o artigo, quer saber mais sobre o Big Data, então veja mais artigos escritos por nossos colegas aqui do Ideia de Marketing:

Artigos sobre Big Data pelos colegas do Ideia de Marketing

 Big Data: Transforme dados em estratégia

Big Data: Como usar as informações a seu favor?

Tecnologia: auxiliando nas vendas e identificando o comportamento do consumidor

Nós adoramos escrever sobre esta grande estratégia para o varejo. Curta, compartilhe e não esqueça de deixar um comentário!

 

 

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Roberto Rocha

Profissional e Consultor de Marketing; Analista em Mensuração de Investimentos em Marketing/Comunicação; Designer.

2 comentários sobre “Amazon: “Eu sei o que você irá comprar!”

  1. Li e achei super interessante!
    Muito bom essa tecnologia, gostaria mesmo de ver se aqui no Brasil o Drone “voltaria” para a Amazon, ainda t’enho minhas dúvidas =)
    Emerson

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    [Reply]

  2. Nossa, que loucura. Se pensarmos que tudo isso era coisa de ficção científica quando eu era adolescente e agora tenho meu super sobrinho escrevendo sobre as possibilidades do presente que um dia foi considerado futuro.
    Conhecer as técnicas de marketing nos dá a possibilidade de fazer escolher conscientes, como disse Edward Frenkel na entrevista que deu à revista Veja de 7 de janeiro de 2015.
    Adorei o artigo Junior!

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    [Reply]

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