fbpx

Apresentação Empresarial: Você está pronto?! – Parte III

Apresentação Empresarial: Você está pronto?! – Parte III

Uma série de 3 textos para você compreender melhor as apresentações empresarias.

Enfim, fim.

Assim como prometido, eu voltei e estou aqui para encerrar a série Apresentações Empresarias – Você está pronto?! – Parte III. Neste último texto vamos trabalhar a questão do recurso visual, em geral PowerPoint, mas que serve para todas as ferramentas visuais que você utiliza para realizar as suas apresentações. Lembrando que a utilização de uma imagem reforça a mensagem, porque facilita o entendimento e, além disso, tem um apelo persuasivo. Pausa para uma reflexão: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

A principal questão a ser respondida é: faz-se necessário a utilização deste recurso? Não existe regra, vai depender de cada situação, o ideal é observar os principais aspectos, como: local, recursos, tempo disponível e quem será o ouvinte. Por exemplo, tive que apresentar uma proposta para um gerente durante o seu café da manhã no hotel. Analisando o cenário, pude concluir que não teria a disposição um projetor para fazer a utilização de slides, o tempo era bem corrido e era o gerente o mais interessado no projeto, mas não seria a pessoa que o aprovaria.

Neste sentido, preparei um breve briefing no Word mesmo, com apenas uma página destacando os pontos que eu gostaria de chamar a atenção durante a reunião e ensaiei exaustivamente meu discurso para até 7 minutos. Desta maneira, consegui atingir meu objetivo de transmitir um conteúdo claro e objetivo, de forma que o gerente ficasse muito mais entusiasmado com a ideia a partir deste primeiro contato.

Depois deste breve ocorrido, vamos voltar ao conteúdo principal do texto. A dica mais importante da utilização do recurso visual é que ela seja um gatilho para a sua fala, sendo utilizado como uma ferramenta de apoio para sua apresentação. Desta maneira, a primeira regra na montagem dos seus slides é: evite textos muito grandes. Isso faz com que você perca a atenção do seu público, já que as pessoas ficam mais concentradas na leitura do texto do que na sua fala ou que você cometa o maior dos pecados na apresentação, apenas ler o que está escrito. Lembre-se: você não é um orador, você é um apresentador empresarial.

Utilizar a estrutura de tópicos sempre funciona muito bem – a meu ver entre 3 a 4 tópicos em cada slide são mais que suficientes.

Estudos podem comprovar que as pessoas olham primeiramente para o centro da tela para depois percorrer toda a área do slide. Por isso é indicado que a informação principal que você estará transmitindo esteja no centro da tela.

Agora, se tem uma coisa que pode falhar em uma apresentação são os gráficos sem uma clara visualização pela plateia. A utilização de gráficos e tabelas é sempre bem vinda e é mais uma das formas de dar um embasamento consistente a sua ideia. Desta forma, quando o gráfico ou tabela não couber claramente no slide, você pode imprimi-lo separadamente e distribuir para as pessoas que tiverem assistindo. Outra dica é que você chame a atenção para os dados mais importantes, pois assim fixa-se a atenção das pessoas para o que você deseja analisar.

É isso meus amigos do Ideia, está é a minha dica para elaborar as suas apresentações empresarias. Procurei explorar a maior parte das coisas que estão envolvidas e trazer de uma forma bem clara e simples para que vocês possam conhecer um pouco das técnicas de apresentação. Mas só a leitura dos meus textos não fará com que você se torne um apresentador top, vocês devem continuar se aprimorando através de outras leituras e cursos.

É isso ai, um abraço e até a próxima!

Leia os outros dois textos da série: 

Apresentação Empresarial: Você está pronto?! – Parte I

Apresentação Empresarial: Você está pronto?! – Parte II

 

 

0

Augusto Talarico

As vezes você ganha, as vezes você aprende. O seu grande mestre deveria ser o seu último erro. Perfil: Estudante da Pós ADM- FGV e colunista no Ideia.

Um comentário em “Apresentação Empresarial: Você está pronto?! – Parte III

  1. Augusto, li todo o conteúdo e deixei para comentar no final, pois sabia que o melhor estava por vir!!! Muito bom e esclarecedor todo o conteúdo!!! Obrigado!!!

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *