fbpx

Apresentação Empresarial: Você está pronto?! – Parte II

Apresentação Empresarial: Você está pronto?! – Parte II

Uma série de 3 textos para você compreender melhor as apresentações empresarias.

Ao final do primeiro texto da série eu prometi explicar a vocês como estruturar sua apresentação na forma de uma história. O primeiro passo para se obter sucesso com esta estratégia será tornar o início, meio e fim de uma narrativa em etapas estruturadas de uma apresentação empresarial: Abertura, Sustentação e Fechamento.

Apenas uma lembrança do texto passado: não é somente a ideia que está sendo vendida na apresentação, o apresentador também será comprado pelos ouvintes. A partir do momento em que a plateia tem o primeiro contato visual com o apresentador começa este jogo de compra e vende. Evite chamar a atenção, sendo o mais discreto possível antes de iniciar a sua apresentação. O tempo que as pessoas utilizam para fazer a imagem de alguém é de aproximadamente 0,30 segundos a 4 minutos. Este tempo é o ideal para cumprir a primeira etapa, a abertura, e que deve responder a seguinte questão: ‘o que eu te ofereço?’, através da abreviação VIP.

V – Vocativo: é a saudação inicial que você fará no início da apresentação, demonstra educação e preocupação com quem está ouvindo. Simplesmente cumprimente as pessoas com um bom dia, boa tarde ou boa noite. Outra dica é respeitar a hierarquia, no caso da presença do presidente da companhia lhe ouvindo, é importante que você faça um cumprimento especial a ele.

I – Identificação: as pessoas passam a prestar mais atenção no conteúdo da apresentação quando se sentem indo na mesma direção que o apresentador. Para criar um ambiente propício a se fazer uma proposta você pode pedir a plateia que reflita sobre um questionamento de forma que a solução seja a sua ideia.

P – Proposição: será a primeira aparição da sua ideia na apresentação. Logo que foi criada a identificação será a melhor hora para demonstrar o que as pessoas estão aguardando.

Agora que já está claro para as pessoas o motivo da sua presença no ambiente. É hora de passar para a segunda etapa da sua apresentação, a sustentação, que também deve responder a uma pergunta: ‘como isso é possível?’, ‘de que maneira o que eu estou propondo poderá ser concretizado?’. São os dados, as previsões do seu plano. Para isto, utilize a abreviação PIE. Mas antes de apresentar o significado da abreviação, uma pausa para recordar o texto anterior. Os argumentos utilizados pelo apresentador para defender sua ideia devem tocar o lado emocional e o racional das pessoas.

P – Persuasão: o primeiro embasamento para defender sua ideia diante da plateia deve atingir o lado emocional das pessoas. Seus argumentos devem mostrar o quanto sua proposta é interessante e valiosa para eles.

I – Informação: agora é hora de comprovar o valor da sua ideia através dos balanços, estudos e cenários projetados. Trata-se de buscar fundamentos com vistas a convencer sua plateia.

E – Entretenimento: Ao final da fase de sustentação você pode utilizar uma moral da história para resumir, concluir sua ideia. Também pode-se colocar frases de efeito que foram ditas por pessoas de renome.

Na terceira e última etapa, o fechamento, mais uma vez você deverá responder a uma pergunta para o seu público: ‘o que eu quero em troca?’. É uma etapa crucial para sua apresentação empresarial, pois vai definir o fechamento ou não do seu contrato. De certa forma, o terreno já foi preparado para este momento. Primeiramente, apresentamos a ideia e depois confirmamos que ela é viável. No final das contas as pessoas devem ter a impressão de estar fazendo um excelente negócio, ou seja, uma ideia relevante, com um preço justo e que se mostre capaz de ser concretizada. Por fim, busque certificar-se que sua plateia tenha ficado em COMA.

CO – Concentrada: através da técnica da calibragem – contato visual com os ouvintes você deve ter reconhecido a reação das pessoas as suas ideias.

M – Motivadas: verificando se as pessoas estão entusiasmadas a mudar de postura e a comprar sua proposta.

A – Atentas: mais uma vez eu digo que o bem mais precioso das pessoas é o tempo. Se deseja a atenção das pessoas seja direto e objetivo na sua mensagem.

O ideal é que cada etapa gire em torno de 7 a 8 minutos para manter a atenção da plateia. Além do mais as apresentações empresariais antecipam uma negociação. Quanto mais tempo você economizar na sua fala mais tempo irá sobrar para negociar posteriormente.

Esta é a dica que eu trago no segundo texto da série: Apresentações Empresarias – Você está pronto? No próximo e último texto trabalharemos principalmente a questão da utilização do recurso visual.

É isso aí, espero que tenha ajudado. Um abraço e até a próxima.

Augusto-Talarico

 

0

Augusto Talarico

As vezes você ganha, as vezes você aprende. O seu grande mestre deveria ser o seu último erro. Perfil: Estudante da Pós ADM- FGV e colunista no Ideia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *