fbpx

Marketing de serviço, por que é tão complicado vender?

Marketing de serviço, por que é tão complicado vender?

“A dificuldade de vender um serviço é que ele não existe até que o cliente compre!”

Quando vendemos um serviço, estamos colocando a prova nossa experiência e capacitação, é muito difícil o potencial cliente avaliar o que vai receber e se  realmente irá servir para ele.

Esse relacionamento envolve muita confiança e compromisso de que a promessa será realizada, além disso, você deve acrescentar que o resultado do serviço é o trabalho do cliente em conjunto com você e, é geralmente ai que o bicho pega! A maioria das empresas quer que você faça tudo, inclusive a parte deles.

1 lição: O serviço é construído em conjunto com o cliente

Busque pessoas interessadas e disponíveis! Vender seu serviço para quem não quer só vai te trazer dor de cabeça. O resultado do seu trabalho será seu esforço somado com o esforço do cliente. Sua parcela de sucesso e culpa é de 50%, por isso escolha bem seus clientes. Bons clientes vão indicar outros bons clientes.

2 lição: Indicação é tudo ou quase tudo

Uma das melhores formas de se conquistar um novo cliente é através de referências, indicação é TUDO! Quase 90% dos negócios feitos ou consumo vêm de indicações. É cada vez menor a aceitação do público por publicidade e o que vale é o aval do seu amigo ou parceiro! Busque por provas e depoimentos do seu trabalho, serão 80% da sua venda. Ofereça algum benefício para ter essa indicação.

3 lição: Demonstração

A intangibilidade é um problema… ou não! Quem consegue demonstrar um serviço para um cliente? Encontre uma forma de demonstrar o seu conhecimento de forma rápida e enxuta que de alguma forma traga resultado para o cliente. Um e-book pode orientar o cliente para alguma ação e despertar nele o interesse para o seu produto, já que o conhecimento dele te ajudou. Uma apresentação de case em certos casos ajuda bastante também.

4 lição: Especialidade/nicho

Não basta ser bom, você tem que ser um especialista excelente. O cliente tem que saber que você existe e que você tem muito conhecimento sobre o que ele precisa. Só assim vai saber que você vale o que cobra e entrega o que promete.

Outro ponto interessante a ser observado é que você deve ter um público alvo e trabalhar com ele, atirar para todo lado reduz sua conversão e dispersa seu esforço. Quanto mais especialista você for e ter um público focado melhor, o boca-a-boca vai trazer muitos clientes.

5 lição: Produtificar o serviço

Por mais que o serviço seja intangível, é preciso “produtificar” e fazer com que o cliente perceba através de relatórios, reuniões, documentos, planilhas ou até mesmo um blog privado que o serviço dele foi ou será entregue.

6 lição: Entregas parciais

Ao produtificar o serviço, é importante ainda que seja feita a entrega em etapas para aumentar a segurança e potencializar o resultado esperado. Ninguém quer esperar muito tempo para ver resultados e no início é sempre melhor para corrigir algum rumo diferente do esperado pelo cliente.

Vamos continuar o assunto! Cite quais são as suas 2 maiores dificuldades em vender seu serviço? Comente abaixo

Anderson-Wenningkamp

0

Anderson Wenningkamp

Consultor especialista em Marketing de Relacionamento (CRM) desde 2007. Fundador da CicloCRM, empresa especializada em consultoria de Marketing Digital. Acredito que todos podem fazer um excelente relacionamento com clientes e pretendo revolucionar a maneira como as empresas se relacionam.

7 comentários sobre “Marketing de serviço, por que é tão complicado vender?

  1. Bom dia! Sou estudante de Marketing e preto serviço de churrasqueiro a domicílio em BH, a minha maior dificuldade é em relação ao preço, muitos clientes acham o preço alto e aí procuro demonstrar valor do meu serviço, porém, parece que algumas pessoas não estão ligando muito para a qualidade dos serviços. Abraço!

    0

    [Reply]

  2. Olá Anderson, bom dia!

    Realmente vender um serviço é sempre um desafio e, quando o cliente tem interesse, 50% da venda já está garantida.

    Achei MUITO interessante as lições 1 e 2. Sempre foco bastante, nos meus clientes e no meu blog sobre vendas (www.supervendedores.com.br) a necessidade do RELACIONAMENTO.

    Relacionamento é igual a INDICAÇÃO. E indicação torna a venda mais fácil e, como gosto de reforçar, prazerosa.

    Um abraço e SUCESSO!

    0

    [Reply]

  3. Ótimas dicas,

    Ainda incluiria mais uma: Passe confiança ao seu cliente, seja pessoalmente ou pelo telefone não deixe passar uma imagem de insegurança, pois o cliente percebe isso e acaba indo para a concorrência.

    abs e sucesso a todos

    0

    [Reply]

    Kalil Reply:

    Concordo Julio, eu trabalhei durante todo o ano passado vendendo cursos profissionalizantes. As vendas começaram a ficar complicadas depois do período bom do ano e foi quando eu aprendi a assegurar o cliente de que o serviço tinha um diferencial com minha palavra. Se você é seguro de que o seu serviço é o melhor para ele, mostre que você também é cliente do seu serviço!

    0

    [Reply]

  4. Ótimo artigo, parabéns!

    Minha empresa trabalha com desenvolvimentos de Websites e Sistemas, e nosso público-alvo são MPE’s. E na maioria das vezes, nossos clientes sabem muito pouco sobre Sites e sistemas, e no momento da venda, dar uma consultória sobre o que desenvolvemos é fundamental.

    0

    [Reply]

  5. vocês não vão acreditar mas me inspirei neste artigo pra falar sobre relacionamentos, kkkkkkk passem no meu blog e vejam o que acharam, melomeloluziana.blogspot.com no mínimo engraçado será,citarei o blog como fonte de inspiração.

    0

    [Reply]

  6. Olha sempre fui selecionado entre os melhores vendedores da empresa, sendo 2 vezes o melhor vendedor do brasil entre todas as nossas unidades, porem nao canso de correr atras dos meus objetivos e conseguir ser melhor a cada dia, so q por esses dias estou com dificuldade de vender,vendo curso profissionalizante e nao to num bom momento oq devo fazer pode me ajudar ?

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *