fbpx

Comunicação interna X Home office

Comunicação interna X Home office

O home office invadiu as metodologias de trabalho e tem mostrado que veio para ficar. Hoje em dia é muito comum empresas adotarem essa prática como estratégia corporativa, porém há quem diga que essa não seja a melhor solução para a produtividade e muito menos para o engajamento das equipes.

Home Office X Cultura Organizacional

Com parte dos colaboradores ausentes do ambiente de trabalho e aderindo ao home office, a cultura organizacional pode começar a se mesclar com os hábitos das casas dos funcionários, tornando assim, uma empresa sem uma identidade interna bem definida.

A função da comunicação interna para a cultura organizacional em casos de home office é de grande importância, pois é com ela que se torna possível alinhar todos os setores e ramificações da empresa, contribuindo para que todos falem uma só língua e ajam de maneira coerente com a essência da organização.

Como implantar o home office sem abalar a cultura organizacional?

Quando adotado como prática comum, o home office deve ser muito bem estruturado e planejado para que não ocorram ruídos futuros causando dissonância na comunicação.

home-officeA prática pode ser extremamente benéfica, desde que os principais pilares da empresa estejam sólidos. Só assim a mudança de ares não correrá o risco de colocar tudo a perder.

Antes de pensar em aderir o home office como um novo modelo de trabalho, é necessário estar com empresa estruturada, pronta para receber novas influências externas e como isso se propagará internamente.

Aderindo ao home office na prática

Fase 1

Se você quer inserir o home office na sua empresa, pense primeiramente se a organização já possui uma cultura consolidada e, se principalmente, está sendo praticada. Além disso, é necessário avaliar se a cultura organizacional da empresa é condizente com o novo modelo de trabalho. Se a resposta for negativa, considere resolver esses pontos antes de liberar o trabalho em casa.

Fase 2

Após a fase de analises e avaliações, é preciso planejar estrategicamente como a comunicação empresarial chegará de maneira efetiva ao colaborador à distância.

Entenda que o convívio diário não será um ponto a favor, por isso, todo o conteúdo criado para atingir esse profissional dever ser cautelosamente planejado para que não cause desinteresse e não vá direto para a lixeira.

O papel da comunicação interna no home office

Para Flávio Benetti, o papel do profissional de comunicação interna é vital, seja para criar um mecanismo de aculturamento efetivo, ou no desenvolvimento de canais internos de comunicação que cheguem até as casas dessas pessoas de forma ágil, eficiente e, principalmente, com conteúdo relevante.

Algumas empresas que adotam o home office consideram a casa do profissional uma extensão do ambiente corporativo. É aí que a comunicação interna deve estar atenta para reforçar que a empresa não ocupará um espaço que não lhe compete. Assim, deve ser feita com muita cautela e sensibilidade para que essa imersão não se torne uma prática invasiva.

Por mais que o colaborador não esteja trabalhando nas dependências da empresa, é necessário mantê-lo sempre informado de todos os acontecimentos e ainda, mantê-lo sempre engajado e alinhado com os princípios e com a essência organizacional.

Resumindo para concluir, todo esse empasse de comunicação interna X home office não passa de um plano de ação de cultura organizacional bem definido.

Da sua cultura ramificará as ações. Não se force a adotar determinadas tendências caso a sua cultura não suporte mantê-las sem quebrar ou criar ruídos prejudiciais ao desempenho das equipes.

A maior tendência é solidificar sua essência e cultura e colocá-las em prática por todos que fazem parte da organização.

0

Mariana Melissa

Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com

Um comentário em “Comunicação interna X Home office

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *