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Personas e Clusters: por que dedicar tempo aos dois?

Personas e Clusters: por que dedicar tempo aos dois?

Quando se inicia qualquer planejamento, um dos primeiros pontos que levantamos é o público-alvo. Você já deve ter lido aqui mesmo no Ideia diversos artigos que falam da importância de definir bem quem a sua estratégia vai atingir na outra ponta. Pois bem, existem algumas características que todos nós temos que podem ajudar nessa tarefa.

As estratégias de conteúdo costumam focar em personas específicas para direcionar a comunicação e a linguagem que trazem os melhores resultados. Para construir e entender as personas é importante dedicar algum tempo à pesquisa. O importante é responder perguntas como:

* Qual é o principal assunto de interesse desta pessoa?

* Quais outros assuntos são interessantes para ela?

* Como ela se comporta na internet? Costuma gastar quanto tempo online?

* Quais marcas ela admira?

* Quais marcas ela detesta?

* Quais são seus hábitos de lazer?

Depois de responder estas e várias outras perguntas que podem fazer a diferença para a sua marca, é hora de montar um perfil bastante completo dessas personas. Vale a pena lembrar que as personas não representam alguém em específico e sim um grupo de pessoas com interesses interligados e que pertencem a um cluster.

A definição de clusters pode ser compreendida como um pouco mais ampla. Afinal, um cluster pode agrupar várias personas relacionadas. Veja o exemplo a seguir: a persona A foi identificada como fã de futebol, a persona B como fã de basquete e a persona C como fã de vôlei. Apesar de serem diferentes, todas elas pertencem ao cluster dos esportistas.

É possível fazer várias segmentações dentro de um cluster de acordo com as características das personas que compõem este cluster. Com isso, você aumenta o poder de conversão da sua mensagem e obtém melhores resultados. Portanto, utilizar um CRM é vital!

Quando se tem segmentações claras, fica mais fácil levar a mensagem certa a quem quer ouvir o que você tem a dizer. As suas campanhas de e-mail marketing ficam muito mais objetivas e trazem mais pessoas para dentro do seu funil de conversões e você pode dar mais atenção a tudo o que elas querem e precisam saber.

E então, vamos começar a criar as personas da sua marca?

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Luisa Barwinski

Jornalista, especialista em Marketing e Novas Tecnologias em Jornalismo, anda pela internet desde os idos de 1997, quando os modens ainda “cantavam” na hora de conectar. O que realmente prende a sua atenção é o conteúdo e as suas estratégias.

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