fbpx

Fechado para balanço – Que venha 2014!

Fechado para balanço – Que venha 2014!

Quando se aproxima o início de um ano é sempre a hora de fazer novos planos, certo?

Todo final de ano é a mesma coisa: “Esse ano vou começar um regime para perder 5kg, ir à academia todo santo dia, ler mais de 10 livros, juntar dinheiro e etc…” Nos cercamos de novas perspectivas que tornarão nossas vidas e empresas “melhores”. Mas e os planos do ano passado? Você ainda se recordar deles?

Para as empresas que possuem uma gestão adequada voltada para o desenvolvimento os planos que foram traçados no final do ano passado certamente foram acompanhados durante 2013. Sofrendo, quando necessário, adaptações conforme a realidade. Porém no plano pessoal as coisas não funcionam bem assim, certo?

É por isso que precisamos tanto nas organizações quanto para o nosso individual de um feedback.

Compreender claramente o caminho que está sendo percorrido é verificar quantos dos nossos planos estão se tornando realidade. A dica é: antes de planejar 2014, feche-se para balanço! Quais foram os planos realizados neste ano? Quais são as metas pessoais e/ou profissionais alcançadas? Quais estão sendo os aprendizados mais importantes nesta caminhada?

De forma nenhuma eu indico que você não planeje 2014. É que 2013 ainda não acabou e há tempo de correr atrás de alguma coisa. Quer ver? Se você deseja juntar dinheiro, por que não procurar sua agência bancária para iniciar a partir de janeiro de 2014 uma previdência?

É que a vida, assim como o sucesso, só pode ser construída dia a dia.

De certo, haverá também muitas coisas que aconteceram – e como você verá, não estavam no planejado. Mas estamos falando dos sonhos, planos que você realmente pretendia e que por algum motivo tornaram-se ou não realidade neste último ano. Seja humilde nesta avaliação. Lembre-se: Os fracassos que reconhecemos é a consciência de que podemos sempre melhorar.

Aprender com os erros faz parte do processo de desenvolvimento: aprender o que fazer e, o mais importante, o que não fazer. Além é claro de repetir o que deu certo – apenas respeitando a singularidade de um cenário que dificilmente irá se repetir. Ou seja, sem a garantia do mesmo sucesso. De qualquer forma parado é que nós não vamos ficar.

Fechar-se para balanço é uma atitude que se faz sozinho e depois com as pessoas que conviveram contigo grande parte do ano. Não vamos confundir com lavar a roupa suja, pois o que pretendemos é a excelência nas nossas atividades. Analisar o desempenho antigo para projetar o futuro é um bom exercício. Porque assim você não corre o risco de planejar metas grandes ou pequenas demais de acordo com a sua capacidade. Mas não deixe de ousar!

Então galera, essa é a minha dica de fim de ano para todos. Neste ano de 2013 aconteceu muita coisa legal comigo e com certeza o Ideia está no meu Top 3. Nos vemos em 2014… Um abraço e boas festas!

Augusto-Talarico

0

Augusto Talarico

As vezes você ganha, as vezes você aprende. O seu grande mestre deveria ser o seu último erro. Perfil: Estudante da Pós ADM- FGV e colunista no Ideia.

Um comentário em “Fechado para balanço – Que venha 2014!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *