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Então é Natal, e o que você fez? – Como apresentar os relatórios anuais de mídias sociais?

Então é Natal, e o que você fez? – Como apresentar os relatórios anuais de mídias sociais?

Será que você leu o título deste artigo cantando? Brincadeiras à parte, meu objetivo com o artigo de hoje é trazer uma reflexão sobre os relatórios anuais que devem ser apresentados aos nossos clientes. Tudo para que ele veja que está sendo feito um investimento, não um gasto.

Em agosto preparei um artigo que dava algumas dicas de como preparar um relatório de mídias sociais. Esse material servirá de base para este novo artigo, uma vez que o relatório anual, nada mais é do que a junção de todos os dados colhidos no decorrer do ano.

Em quais mídias a empresa que você cuida atuou? Qual foi o crescimento mensal? Para facilitar a apresentação, divida esses dados por trimestre, ressaltando o que deu certo, mostrando os resultados.

Quanto seu cliente investiu em ferramentas como Facebook Ads? Acrescente essas informações no relatório. Aponte como isso trouxe retorno para seu cliente. Quais foram as tendências deste ano? Já deu uma pesquisada nas de 2014? Juntamente com o relatório anual, apresente um esboço de um planejamento de ações para o próximo ano.

Pensando nas novas tendências

-O mundo mobile vai continuar a todo vapor. Alguns especialistas afirmam que os ads para mobile formarão mais de 50% da renda do Facebook.

-Ainda falando de mobile, o conteúdo deve ser pensado também para esta plataforma.

-Novas redes (nem tão novas assim). Isso! Estou falando do Google+. Mesmo não tendo o boom de engajamento, ajuda nos mecanismos de busca.

-Invista em imagens de qualidade para gerar narrativas e dar um up no conteúdo institucional da marca no ambiente online.

-2014 será o ano das eleições e da Copa do Mundo. Atenção ao timing para sair na frente. Mas tenha cuidado para não cair no ridículo.

-Empresas B2B estarão em busca de resultados com um ótimo impacto com foco em conversão.

-Neste ano vimos uma melhora significativa da forma como as empresas se comunicam nas redes sociais. Diálogo personalizado, conteúdo adaptado para a realidade da empresa e seu público, continuará fazendo a diferença em 2014.

Além desses pontos, você aposta em algum outro que vai se destacar como tendência? Alguma observação sobre os pontos que devem ter no balanço anual de social media? Aguardo seu comentário!

Alison-Marques

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Alison Marques

Viciado em compartilhar conhecimento. É Especialista em Linguagens e Mídias Digitais, jornalista, palestrante e social media.

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