3 características que toda estratégia de conteúdo deve ter

Há algum tempo estive no Content Marketing World 2013, em Cleveland (OH), nos Estados Unidos. Tirando o fato de que a organização do evento foi impecável, posso dizer que poucas experiências em eventos agregaram tanto à minha vida. Parte disso se deve às palestras que o Jay Baer, da Convince & Convert, fez.
É claro que nestes eventos, boa parte dos palestrantes já lançaram livros e geralmente a fala deles é um “jabá”. Acontece que a palestra do Jay foi o jabá mais útil que eu já vi. Ele falou sobre o seu livro – best seller com menos de um ano de publicação – o Youtility.
O livro traz vários casos que comprovam que o conteúdo deve ser encarado como uma oportunidade de ajudar o seu consumidor em vez de empurrar produtos e serviços dos quais ele não quer saber agora. Isso fica tão marcante que está escrito no subtítulo da obra.
Porém, o que me fez escrever sobre este livro não foi o jabá do Jay e tão pouco eu tenho qualquer forma de ganho com isso. A verdade é que existe um capítulo chamado “The Three Facets of Youtility” e nele estão três características valiosíssimas para qualquer estratégia de conteúdo que queira ter sucesso.
Por isso, vamos falar de estratégia e Youtility!
Informação self-service
Você já sabe o que é “self-service” (ou serv-serv, self-selvi e qualquer outra grafia usada por restaurantes Brasil a dentro). A prática de se servir seja lá do que for a qualquer momento é cada vez mais imperativa às empresas – quer seja almoço ou informação. Quando falamos nisso, lembramos daquele restaurante que sempre vamos. Ou seja, a fidelidade e a lealdade continuam válidas neste ramo. Crie este sentimento no seu público servindo coisas de boa qualidade.
Transparência radical
Não preciso lembrá-lo de que a internet mudou as relações e hoje praticamente tudo é público, não é? Em tempos de Reclame Aqui e outras propriedades para comentários dos clientes (até mesmo os seus canais enquanto empresa) tornam as insatisfações evidentes e fica cada vez mais impossível esconder alguma coisa de quem quer que seja. Tome a iniciativa e adote uma postura transparente. Isso vai ajudar a desenvolver a confiança e a lealdade dos clientes que você tanto preza.
Relevância em tempo real
Não basta ser relevante. Você precisa fazer isso em tempo real. Isso significa conhecer a fundo o seu nicho e os assuntos pertinentes a ele em vários aspectos. As bolachas Oreo são um case impressionante de relevância em tempo real. E agora você não tem mais desculpa para não conhecê-la, a Oreo acabou de chegar ao Brasil.
O famoso post “You can still dunk in the dark” publicado no perfil do Twitter da Oreo durante a queda de energia no estádio da final do Super Bowl é a maior prova do imediatismo da marca. Contudo, este comportamento acontece quase diariamente com as bolachas editadas especialmente criadas para posts no Facebook, Twitter e qualquer outra rede da Oreo.
Comece a incluir o conteúdo de maneira mais colaborativa e interessante para o seu consumidor. E, se puder, dê um jeito de ler o Youtility! Garanto que isso vai mudar a maneira com a qual você entende conteúdo e as suas estratégias.
Interessante
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Luísa, as empresa estão mudando sua forma de propagar produtos e serviços. Elas estão vendo que a melhor forma de fazer com que o consumidor opte por sua marca é fazer com que as mesmas o ajudem.
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