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Redes sociais no trabalho. Por que não?

Redes sociais no trabalho. Por que não?

Não é de hoje que vem esta discussão. Muitas empresas restringem o acesso às redes sociais, porém através dos dispositivos móveis essa proibição acaba sendo driblada.

Várias pesquisas apontam o Facebook, YouTube, Twitter e Instagram como as redes preferidas dos usuários, assim como essas pesquisas apresentam que o acesso à elas durante o horário de trabalho prejudicam a produtividade.

Então, o que fazer? Bem, de acordo com a nossa realidade, percebemos que proibir não é a melhor decisão.

redes-sociais-no-trabalhoO funcionário deve trabalhar alguns sensos, como o de responsabilidade e autocontrole. O primeiro passo é não cadastrar o e-mail corporativo nas redes para não ser notificado. Nada de ficar enviando mensagens e prolongar a conversa. Seja breve! Reserve um horário para isso. Pode ser no almoço, após as principais responsabilidades do dia. Lembre-se: é o seu emprego (e seu nome), sua produtividade que está em jogo. Você não vai querer ver tudo isso indo embora, certo?

Já a empresa deve trabalhar tudo isso a seu favor através da comunicação interna, transformando os perfis corporativos existentes nessas redes sociais em espaços onde os próprios funcionários sejam estimulados a engajar, a se envolver com o conteúdo interno e externo lá postado, trazendo, como consequência, um marketing positivo para a marca.

Algo interessante que pode ser investido é a criação de grupos, onde os funcionários do mesmo setor podem, por exemplo, trocar informações sobre algum assunto antes de uma reunião presencial, para trazer mais agilidade.

Resumindo, o uso consciente estimula criatividade, agilidade e compartilhamento de informações importantes. Tudo isso pode ser resolvido com a criação de um novo modelo de comunicação, para gerenciar todas as ideias que serão trabalhadas. Já teve alguma ideia? Conta pra gente!

Alison-Marques

 

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Alison Marques

Viciado em compartilhar conhecimento. É Especialista em Linguagens e Mídias Digitais, jornalista, palestrante e social media.

3 comentários sobre “Redes sociais no trabalho. Por que não?

  1. Como em tudo na vida, o bom senso é a medida para o uso das redes. Não vejo problema algum de um funcionário verificar suas caixas de mensagens se as metas para o trabalho do dia são batidas. Ótimas dicas, Alison! :)

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  2. Ótima matéria.
    É uma discussão que vai longe, porque tem vários pontos de vista: A do colaborador que quer liberdade, a da empresa que quer produtividade, a da TI que quer reduzir o consumo da banda de internet e a do cliente que quer ser atendido por vários canais incluindo as redes sociais.

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  3. Eu sou pesquisador na área e estou desenvolvendo um projeto que apresentei no ICIM 2013 em São Paulo Congresso internacional realizado na PUC-SP. Minha pesquisa se baseia na utilização das redes sociais em uma liderança participativa e colaborativa para equipes de alta performance.

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